PUBLICIDADE


 

 

Hilary Pitzer, Mestre Suspeito, Gloria Vieira Luana Andrade, Deivid Preceito e Maria Eduarda Lacerda


O Coletivo Afro Serra realiza nesta terça-feira, 25 de novembro, as últimas atividades do projeto “Jongo e Contação de História com o Coletivo Afro Serra no Centro Cultural Estação de Nogueira”, marcando o encerramento de uma jornada dedicada à valorização da cultura afro-brasileira em Petrópolis. Para facilitar o acesso, haverá transporte gratuito (ida e volta) saindo do Centro da cidade em direção ao distrito de Nogueira — uma iniciativa que reforça o compromisso do grupo com a democratização e a inclusão cultural.


As ações acontecem no Centro Cultural Estação de Nogueira, espaço histórico que funcionou como estação ferroviária e hoje abriga um museu e atividades culturais. O público poderá participar das atividades nos turnos da manhã e da tarde, mediante inscrição prévia. Ainda há vagas para o turno da manhã, com saída às 8h e retorno às 11h30.


A programação reúne oficinas de dança e percussão de Jongo, ministradas por Deivid Preceito, Hilary Ptzer, Maria Eduarda Lacerda e Monica Valverde — artistas que vêm atuando na difusão dessa expressão afro-brasileira reconhecida como patrimônio imaterial pelo IPHAN. As atividades incluem ainda duas contações de história: uma sobre Capoeira, conduzida pelo Mestre Suspeito, e outra sobre os Griôs do Quilombo da Tapera, narrada por Eva Lucia Casciano.


O projeto foi contemplado pelo edital “Nossos Museus”, com recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Política Nacional Aldir Blanc. A ação busca aproximar diferentes públicos da riqueza simbólica, histórica e artística das tradições afro-brasileiras, ampliando espaços de diálogo e pertencimento.


Com grande procura ao longo da temporada, o Coletivo destaca que as inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo WhatsApp do projeto.



Serviço

Últimas apresentações do Coletivo Afro Serra
Data: 25 de novembro de 2025 (terça-feira)
Local: Centro Cultural Estação de Nogueira
Transporte gratuito: saída às 8h do Centro / retorno às 11h30
Vagas limitadas
Informações e reservas: (24) 9 8189-3999



Programação:

– Oficinas de percussão e dança do Jongo
– Contação de histórias: Capoeira (com Mestre Suspeito)
– Contação de histórias: Griôs do Quilombo da Tapera (com Eva Lucia Casciano)

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE