Uma ponte entre memórias, histórias e gerações. É assim que nasce o projeto “De Pedros para Pedros”, que aproxima estudantes do Colégio Pedro II (campus Centro Rio de Janeiro) e do Colégio Estadual Dom Pedro II (Petrópolis) por meio de filmes-carta inspirados na figura do imperador que dá nome às duas instituições. O encontro comemorativo será exibido na “Sessão Itinerâncias Jovem I”, no dia 4 de novembro, às 14h, no Café Concerto do Centro Cultural Sesc Quitandinha, dentro da programação da 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis (MAP) e como parte das ações pelo bicentenário de Dom Pedro II, que serão concluídas em 02 de dezembro.


A proposta parte de uma temática comum — Dom Pedro II — e transforma essa herança em um exercício de criação e diálogo entre jovens de contextos diferentes, mas unidos pela arte e pela educação pública. Cada grupo produziu curtas que se envolviam como cartas, misturando documento e ficção, memória e imaginação, em um gesto simbólico de escuta e troca. São 16 curtas de até cinco minutos, uma correspondência inovadora e fluida.


"É uma conversa entre tempos e lugares. Os alunos revisitam o passado para falar do presente, recriam histórias e se liberam como parte viva dessas instituições. É emocionante ver como a arte desperta pertencimento e consciência", destaca Elaine Mayworm, professora do Núcleo Técnico do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo (EMIAV) do Colégio Estadual Dom Pedro II de Petrópolis. O projeto também será apresentado em dezembro, no Rio de Janeiro, durante a Semana Comemorativa do Bicentenário de Dom Pedro II, no Colégio Pedro II – campus Centro.


O projeto integra as ações do evento “Bicentenário de Nascimento de Dom Pedro II: memória, legado e fontes de pesquisa”, idealizado pelo Centro de Documentação e Memória do Colégio Pedro II (CEDOM) e desenvolvido em parceria com o EMIAV de Petrópolis. A primeira exibição pública acontece durante a Mostra de Audiovisual de Petrópolis — evento que tem entre seus pilares o incentivo à formação de novos realizados e o estímulo ao olhar crítico dos estudantes.


A experiência mobilizou alunos e professores em torno de temas como identidade, cultura, território e memória, reforçando o papel do audiovisual como ferramenta de aprendizagem e cidadania. De acordo com a professora Rosiane Dourado, do NEPA/CPII, os filmes-carta são “um tipo de ensaio fílmico em que a criatividade e a imaginação apresentam e (re)inventam o real”, podendo ser feitos com qualquer tecnologia — até mesmo com o celular.


A 15ª Mostra de Audiovisual de Petrópolis, realizada anualmente, é um importante espaço de diálogo entre profissionais do cinema, da TV e das mídias digitais. As atividades ocupam diferentes palcos da cidade — entre eles o Centro Cultural Sesc Quitandinha, o Teatro Imperial, o Centro de Cultura Raul de Leoni e o Cine Bauhaus, do grupo Cinemaxx.


A programação pode ser acompanhada no Instagram do evento em @mostrapetropolis


A Mostra é uma realização do Ensino Médio Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Estadual Dom Pedro II, Reprodutora, Biruta, Ginja Filmes, Engenhoca Filmes e Tramas & Sonhos. Tem parceria cultural do Sesc e apoio do Teatro Imperial, Estácio Petrópolis, Cinemaxx Bauhaus, Sebrae, Pousada Magister, Bordeuax, Majórica, Pellegrini e Prefeitura de Petrópolis.


Serviço:

Sessão Itinerâncias Jovem I: “De Pedros para Pedros”

Segunda-feira, 04 de novembro
Horário: 14h
Local: Café Concerto – Centro Cultural Sesc Quitandinha
Entrada franca

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE