Diretoras da rede municipal participaram da Jornada de Formação para Gestores da Educação Bilíngue de Surdos, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) em Brasília. O encontro aconteceu nos dias 29 e 30 desse mês e reuniu 120 gestores e diretores escolares de todo o país. O objetivo foi fortalecer políticas e práticas voltadas ao ensino bilíngue de surdos nas redes públicas de ensino.


_“A participação da rede municipal em eventos dessa natureza fortalece o compromisso com o atendimento de qualidade aos estudantes surdos e amplia o diálogo com as políticas nacionais de educação bilíngue”_, afirmou a secretária de Educação, Poliana Ferrarez.


Durante os dois dias de atividades, as gestoras tiveram acesso a informações sobre programas e diretrizes do MEC voltados à consolidação da modalidade bilíngue, além de debates sobre práticas pedagógicas, contextos linguísticos e desafios administrativos enfrentados pelas escolas.


_“A formação continuada é essencial para que nossos gestores se mantenham alinhados às transformações da educação inclusiva e possam desenvolver estratégias adequadas à realidade dos alunos surdos”_, disse a subsecretária de Educação, Ana Carolina Kapler.


Representando o município, a diretora da Escola Municipal de Educação Especial Santos Dumont, Aline Nicolay, participou do evento. A escola atende estudantes surdos e com deficiência auditiva desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, em tempo integral.


_“Foi uma oportunidade de troca de experiências entre diferentes redes e de compreensão ampliada sobre o papel da Libras como primeira língua de instrução dos alunos surdos”_, observou a diretora Aline Nicolay.


A diretora destacou ainda o compromisso da unidade com a consolidação da educação bilíngue. _“A escola segue as orientações do MEC tanto na formação dos profissionais quanto na estrutura administrativa, garantindo que os estudantes tenham acesso a um processo educativo que respeite sua especificidade linguística”_, completou.


A Escola Municipal Santos Dumont integra a rede de escolas de tempo integral do município, com atendimento na Sala de Recursos Multifuncional Bilíngue de Surdos e na Sala de Recursos. O trabalho desenvolvido na unidade tem contribuído para a ampliação da inclusão e da participação social de estudantes surdos.

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