O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio de Janeiro – segue acumulando conquistas que reafirmam a relevância e o impacto de suas iniciativas no cenário da inovação brasileira. Em menos de um mês, a instituição recebeu dois importantes reconhecimentos que destacam seu papel como referência em tecnologia, qualificação profissional e transformação social.
O mais recente deles foi o Prêmio Brasil Digital Ozires Silva, promovido pelo Instituto Brasil Digital (IBD), que reconhece projetos inovadores de transformação digital com foco em impacto social, sustentabilidade e desenvolvimento econômico. A cerimônia foi realizada na última segunda-feira (3), no Sheraton São Paulo WTC Hotel, e também celebrou os 25 anos do IBD e os 5 anos do movimento Brasil Digital para Todos (BDT). Nesta edição, o patrono homenageado foi o engenheiro Luiz Carlos Affonso, da Embraer.
O Serratec foi premiado na categoria “Destaque Nacional” com o programa Residência em TIC, iniciativa de qualificação profissional que já formou mais de 1.600 talentos na Região Serrana do Rio de Janeiro. O projeto tem transformado vidas e impulsionado o desenvolvimento econômico regional ao conectar jovens profissionais às demandas do mercado de tecnologia, em parceria com empresas e instituições de ensino.
Ainda em outubro, o Serratec também foi reconhecido no Prêmio TI Rio de Inovação,na categoria “Hubs e Comunidades de Inovação”, durante cerimônia que marcou o lançamento do 1º Mapeamento das empresas de TI do estado do Rio de Janeiro. A premiação destacou as organizações e ecossistemas que vêm impulsionando a transformação digital e fortalecendo o setor de tecnologia no estado.
Para o presidente do Serratec, Alexandre Macedo, as conquistas refletem a consolidação de um trabalho coletivo e de longo prazo que coloca a Região Serrana em destaque no mapa nacional da inovação. “Esses prêmios são o reconhecimento de um esforço contínuo que envolve empresas, instituições de ensino, poder público e a sociedade civil. O Serratec nasceu com a missão de transformar a realidade da nossa região por meio da tecnologia e da educação, e é muito gratificante ver que esse propósito está gerando resultados concretos e inspirando outras iniciativas pelo Brasil. Seguimos comprometidos em formar talentos, gerar oportunidades e mostrar que a inovação pode – e deve – ser um vetor de desenvolvimento territorial."
As premiações reforçam a importância do ecossistema de inovação da Região Serrana e evidenciam o impacto positivo das ações conduzidas pelo Serratec na formação de profissionais, no estímulo à economia local e na promoção de um futuro mais digital e inclusivo para o país.
Premiações refletem avanços também nas frentes de inteligência artificial.
Com uma agenda cada vez mais conectada às discussões sobre inteligência artificial, o Serratec também participará, no dia 7 de março, do Workshop do Instituto de Inteligência Artificial do LNCC, na sessão técnica “IA em Inovação”, que acontece às 13h30, ao lado de representantes de instituições regionais de educação, ciência e tecnologia, no auditório do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). O evento reunirá especialistas, pesquisadores e entusiastas da inteligência artificial para compartilhar conhecimentos, apresentar inovações e discutir as tendências mais recentes, com o intuito de promover o engajamento da comunidade científica em debates e projetos na área de IA.
Além disso, a instituição promove o Tech Summit Petrópolis 2025 – evento gratuito que acontecerá nos dias 28 e 29 de novembro, no Sesc Quitandinha, reunindo empresas, startups e especialistas para debater o tema “AI & O Futuro Territorial: Sociedade, Sustentabilidade e Tecnologia”. As inscrições já estão abertas e são gratuitas. Mais informações estão disponíveis em serratec.org/techsummitpetropolis


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.