A tradição do consumidor brasileiro de deixar as compras de presentes para a última hora segue firme. E a previsão é de movimento acelerado entre segunda (22) e quarta. As lojas abrem na véspera de Natal (24), cada ponto comercial praticando horário acordado com os funcionários e homologado pelo sindicato da categoria, mas a expectativa é de a maioria estar ainda de portas abertas até às 18h. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 12,2 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes às vésperas do Natal. O número corresponde a 10% dos consumidores que têm a intenção de presentear alguém neste fim de ano.


De acordo com a pesquisa, 38% dos entrevistados afirmam que a expectativa por promoções é o principal motivo para adiar as compras. Outros 25% dizem aguardar o pagamento dos rendimentos ou da segunda parcela do 13º salário, enquanto 19% admitem falta de organização.


Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, o comportamento exige atenção redobrada do consumidor. “Existe a percepção de que deixar para a última hora garante preços melhores, mas, na prática, isso nem sempre se confirma. O aumento do fluxo de pessoas nas lojas, o tempo reduzido para pesquisar e a menor variedade de produtos disponíveis acabam limitando as escolhas”, avalia. Por outro lado, já consciente do hábito de deixar tudo para última hora, o setor, nesta época do ano, se antecipa para atender à demanda concentrada nos dias finais.


Segundo Cláudio Mohammad, o comércio já se organizou para absorver o aumento significativo do fluxo de consumidores nos dias que antecedem o Natal. “Os lojistas se prepararam com reforço de estoque, ampliação de horários de funcionamento e equipes treinadas para lidar com um movimento mais intenso, típico desse período. Há um esforço grande para garantir variedade, agilidade no atendimento e uma experiência positiva, mesmo com as lojas cheias”, afirma.


O presidente da CDL Petrópolis ressalta ainda o papel fundamental dos funcionários nesse momento. “É um período que exige paciência redobrada, atenção aos detalhes e sensibilidade no atendimento. Os colaboradores do comércio estão preparados para orientar o cliente, esclarecer dúvidas sobre preços, formas de pagamento e trocas, e ajudar na escolha do presente, entendendo que o consumidor chega muitas vezes com pouco tempo disponível”, completa.

 

 

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