A tradição do consumidor
brasileiro de deixar as compras de presentes para a última hora segue firme. E
a previsão é de movimento acelerado entre segunda (22) e quarta. As lojas abrem
na véspera de Natal (24), cada ponto comercial praticando horário acordado com
os funcionários e homologado pelo sindicato da categoria, mas a expectativa é
de a maioria estar ainda de portas abertas até às 18h. Um levantamento
realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo
Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise
Pesquisas, revela que 12,2 milhões de pessoas pretendem comprar os presentes às
vésperas do Natal. O número corresponde a 10% dos consumidores que têm a
intenção de presentear alguém neste fim de ano.
De acordo com a pesquisa, 38%
dos entrevistados afirmam que a expectativa por promoções é o principal motivo
para adiar as compras. Outros 25% dizem aguardar o pagamento dos rendimentos ou
da segunda parcela do 13º salário, enquanto 19% admitem falta de organização.
Para o presidente da Câmara de
Dirigentes Lojistas de Petrópolis, Cláudio Mohammad, o comportamento exige
atenção redobrada do consumidor. “Existe a percepção de que deixar para a
última hora garante preços melhores, mas, na prática, isso nem sempre se confirma.
O aumento do fluxo de pessoas nas lojas, o tempo reduzido para pesquisar e a
menor variedade de produtos disponíveis acabam limitando as escolhas”, avalia.
Por outro lado, já consciente do hábito de deixar tudo para última hora, o
setor, nesta época do ano, se antecipa para atender à demanda concentrada nos
dias finais.
Segundo Cláudio Mohammad, o
comércio já se organizou para absorver o aumento significativo do fluxo de
consumidores nos dias que antecedem o Natal. “Os lojistas se prepararam com reforço
de estoque, ampliação de horários de funcionamento e equipes treinadas para
lidar com um movimento mais intenso, típico desse período. Há um esforço grande
para garantir variedade, agilidade no atendimento e uma experiência positiva,
mesmo com as lojas cheias”, afirma.
O presidente da CDL Petrópolis
ressalta ainda o papel fundamental dos funcionários nesse momento. “É um
período que exige paciência redobrada, atenção aos detalhes e sensibilidade no
atendimento. Os colaboradores do comércio estão preparados para orientar o
cliente, esclarecer dúvidas sobre preços, formas de pagamento e trocas, e
ajudar na escolha do presente, entendendo que o consumidor chega muitas vezes
com pouco tempo disponível”, completa.


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