Projetos, construções ou reformas de prédios públicos municipais passarão a priorizar estratégias de conforto ambiental e sustentabilidade. É o que diz a lei 9.180, de autoria do vereador Thiago Damaceno e sancionada pelo Poder Executivo. Ou seja: utilizar condições climáticas, como o sol e o vento e a arborização para garantir o bem-estar das pessoas que ocupam o prédio, minimizando sistemas que consomem energia elétrica, como ar-condicionado e aquecedores, em um conceito no qual o próprio edifício "regula" o sistema de temperatura e iluminação do ambiente.


O autor da lei, vereador Thiago Damaceno, destacou que um dos grandes pilares do trabalho moderno da arquitetura é conseguir casar a natureza, o ambiente com as edificações. "Petrópolis tem condições únicas, com um clima ameno e o corredor da Mata Atlântica passando pela nossa cidade. A lei estimula que utilizemos mais esses elementos a nosso favor. Temos uma lista extensa de prédios públicos, com grandes redes de Educação e Saúde, e muitas vezes o que a gente percebe são problemas como falta de janelas ou ventilação. Os novos espaços, bem como os que passarão por reforma, podem utilizar este conceito, melhorando as condições de atendimento para os pacientes e alunos, por exemplo, e contribuindo também para melhorar o meio ambiente", disse Damaceno.


O projeto de lei aprovado pelo Poder Executivo estabelece que, além das normas serem seguidas nas novas construções e reformas, a Prefeitura poderá avaliar a possibilidade de adequar os imóveis já existentes às estratégias de conforto ambiental. Também fica autorizada a criação de uma comissão avaliadora dos projetos das novas edificações. A lei, sancionada, já está em vigor.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE