Foto: Ana Kutter 


A estação mais quente do ano começa neste domingo, dia 21 de dezembro, às 12h03, no Hemisfério Sul. Em Petrópolis, o primeiro dia do verão ainda vai ser de chuva fraca isolada devido à influência do canal de umidade que permanece em parte do Estado do Rio Janeiro. Mas a previsão é de tempo mais firme e quente para o restante da semana.


“O verão é caracterizado por condições predominantemente quentes e úmidas, com aumento das temperaturas e ocorrência frequente de pancadas de chuva mais forte. No entanto, as projeções indicam um predomínio de volumes de chuva abaixo da média climatológica, ou seja, os acumulados esperados para todo o verão, podem ficar até 100mm abaixo do registrado na média histórica para a toda a estação”, explicou a meteorologista da Defesa Civil, Rafaela Filipe.


Além de um verão com previsão de menos chuva, as projeções indicam que as temperaturas médias devem ficar próximas de 25 °C, mantendo a média histórica, ou seja, a nova estação será quente, dentro da média. 


“Mesmo indicando menos chuva, as pancadas de chuva forte são mais frequentes, por isso nossa atenção e monitoramento. Durante todo o ano realizamos diversas ações de prevenção para enfrentar a estação, com foco na cultura da prevenção, mobilizando a sociedade para uma cidade mais resiliente e salvando vidas”, comentou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.


Ações para o verão 2025/2026

Desde o início do ano, a Prefeitura vem realizando ações de prevenção para enfrentamento das situações de emergência. São ações que envolvem secretarias e autarquias municipais, instituições, entidades e concessionárias.


“Estamos trabalhando em 30 projetos de contenção e drenagem que vai trazer mais segurança para os moradores. Tivemos um trabalho de dragagem dos rios em parceria com o Governo do Estado, por meio do Inea. Instalamos o radar Banda X que vai nos auxiliar muito no monitoramento. Os pontos de apoio estão abastecidos e foram vistoriados. Durante todo o ano, também realizamos ações junto com os Nudecs e comunidades, com o principal objetivo de fortalecer a cultura da prevenção. Poder Público e sociedade civil devem estar juntos e preparados”, disse o prefeito Hingo Hammes.


Confira as ações de prevenção e preparação já realizadas para o verão 2025/2026:


  • Testes do Sistema de Alerta e Alarme (sirenes)
  • Capacitação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) em parceria com a SOS Serra e a Estácio
  • Mapeamento Participativo e construção de rotas de fuga 
  • Instalação do radar Banda X
  • Projeto das barreiras Sabo em parceria com a Jica
  • Plano Verão 2025/2026
  • I Fórum de Gestão do Lixo e Redução de Riscos
  • I Seminário dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil
  • Participação em cursos e capacitações em Brasília, cidades nas regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, e no Japão
  • Projeto Comunidades que Cuidam da Vida em parceria com a Unifase
  • Projeto DUI-RRD em parceria com o Ministério das Cidades e a Fiocruz
  • Curso de Urgência Climática em parceria com o Ministério das Cidades e Instituto Lincoln
  • Semana Municipal de Redução de Riscos e Desastres: aprender para prevenir – 2025



Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE