A Praça Dom Pedro, no Centro, ficou movimentada nesta quinta-feira (29/01) com uma ação da campanha Janeiro Branco, um movimento de conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental. Profissionais de saúde atuaram no acolhimento da população, oferecendo atividades de bem-estar, reiki, yoga, orientação nutricional e aferição de pressão arterial e glicemia. Além disso, equipes dos centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ouviram e orientaram quem passava pelo local sobre o cuidado com a saúde mental.


“Levar essa ação para a praça é uma forma de aproximar o serviço de saúde da população, mostrando que falar sobre saúde mental é fundamental para garantir qualidade de vida a população”, destacou o prefeito Hingo Hammes.


Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que mais de um bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, sendo a ansiedade e a depressão as condições mais prevalentes. O primeiro mês do ano é simbolicamente associado a recomeços, reflexões e novos projetos. A escolha do nome “Janeiro Branco” remete à ideia de uma “folha em branco”, incentivando as pessoas a reescreverem suas histórias e priorizarem o cuidado com a mente.


“A saúde mental precisa ser tratada com a mesma seriedade que a saúde física. Ações como essa ajudam a quebrar tabus, orientam a população e fortalecem a rede de cuidado”, ressaltou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE