![]() |
A Prefeitura de Petrópolis, ao lado de órgãos ambientais, da Elovias (concessionária que administra a BR-040) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveram neste sábado (14/02) uma ação educativa sobre os impactos ambientais relacionados ao descarte incorreto de lixo. A equipe esteve na BR-040, abordando motoristas nos acessos ao distrito de Pedro do Rio, além de fazer panfletagem de material informativo produzido pelo Projeto Conexão Verde, que aconteceu em Secretário e em Itaipava.
Pelo lado do município, participaram a Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente. Também estiveram presentes o ICMBio, APA Petrópolis e Inea, além da equipe responsável pelo Monumento Natural da Serra da Maria Comprida.
"Nós temos nos empenhado em promover ações preventivas a desastres naturais, e é muito importante que a população tenha consciência sobre o quanto cada pessoa pode colaborar, fazendo o descarte de lixo adequado", afirma o prefeito Hingo Hammes.
O secretário de Defesa Civil, Guilherme Moraes, esteve na ação e explicou que o descarte inadequado de lixo agride o meio ambiente, amplia riscos de desastres e traz prejuízos para a saúde.
"O lixo jogado nas ruas provoca poluição de solo, lençóis freáticos e rios, causa sobrepeso e impermeabilização de solo, podendo levar deslizamento em áreas vulneráveis, assim como alagamentos em virtude do entupimento das galerias pluviais. Na saúde, há riscos de doenças pela presença de parasitas, roedores, insetos. Ou seja, há uma série de problemas que podem ser desencadeados pelo lixo descartado de forma inadequada", disse.


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.