Ritmo, fantasia e muita animação tomam conta de Petrópolis durante o Carnaval e, junto com a festa, vem um reforço importante: a prevenção as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante todo o período carnavalesco, a rede municipal de saúde intensifica as ações de promoção e cuidado, garantindo mais segurança para que a população possa curtir com responsabilidade.
As UPAs e UPHs estão abastecidas com Profilaxia Pós-Exposição (PEP) ao HIV e preservativos, assegurando atendimento imediato em casos de exposição de risco. A estratégia garante acolhimento e acesso ao cuidado, reforçando a importância da informação e da prevenção.
“As equipes de saúde fazem um trabalho de conscientização nos blocos, mas se houver exposição ao risco de contaminação, as unidades estão abastecidas com medicamentos para prevenir as ISTs”, reforçou o prefeito Hingo Hammes.
A folia também ganha um aliado direto nos blocos de Carnaval, que estão sendo abastecidos com insumos de prevenção. A iniciativa amplia o acesso aos preservativos durante as festividades e leva a mensagem de cuidado para perto de quem está celebrando. Além disso, dispensers de preservativos foram instalados em terminais de ônibus, facilitando a retirada gratuita em pontos estratégicos de grande circulação.
“As ações educativas seguem firmes, inclusive na Deguste, fortalecendo o diálogo, a conscientização e a orientação ao público. Porque carnaval bom é aquele vivido com alegria e segurança”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Aloisio Barbosa.


Postar um comentário
Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.