PUBLICIDADE


 

 

Festa junina ecossustentável - 13 e 14 de junho
Depois de atrair cerca de 6 mil pessoas em Nogueira, Eco Arraiá chega ao Sesc Quitandinha

Brincadeiras temáticas e estrutura que não agride o meio ambiente são a aposta do Sesc para conscientizar a população depois da maior crise hídrica da história do país
Os petropolitanos que perderam a festança que atraiu cerca de 6 mil pessoas ao Sesc Nogueira, no último fim de semana, terão neste sábado e domingo, dias 13 e 14/6, uma nova oportunidade. O Eco Arraiá chega ao Sesc Quitandinha prometendo muita diversão. A festa junina ecossustentável acontecerá no entorno do Lago Quitandinha a partir das 15h com entrada franca. 
Neste fim de semana as atrações são o espetáculo teatral “Faltou água no casório”, às 17h, de sábado, e a banda Maria Bunita, em seguida. No domingo, às 16h, quem anima a festa é o grupo Pimenta do Reino. Mas não é só isso. Ao longo dos dois dias, o público poderá se divertir com brincadeiras típica como pescaria, bola na lata, jogo de argola, boca do palhaço, cama elástica, brinquedos infláveis, touro mecânico e piscina de bolinhas, além das tradicionais quadrilhas.
A festa do Sesc Quitandinha é semelhante às demais que a instituição vem realizando no estado do Rio de Janeiro. Ao todo, são 16 unidades do Sesc que estão aplicando premissas sustentáveis às suas festas juninas e julinas. Nas celebrações, nada de fogueiras, balões, materiais descartáveis e desperdício de recursos. Pelo contrário: além da estrutura e a organização atenderem a requisitos da sustentabilidade ambiental, o tema está explícito nas brincadeiras. Na banca da pescaria, por exemplo, em vez de “peixes”, o objetivo é pescar resíduos poluentes do meio ambiente. Em cada um deles – latas, plástico e papelão –, uma ficha informa o tempo de decomposição e o impacto que o material pode causar ao planeta.
No Eco Arraiá, como foi batizada a festa de São João do Sesc Rio, a estrutura das barracas é de material menos agressivo ao meio ambiente (pallet), e os brindes são produtos que substituem material descartável, como squeezes (garrafinhas reaproveitáveis) ou confeccionados com o reaproveitamento de resíduos sólidos. Uma banca de alimentos serve delícias produzidas com aquilo que as pessoas costumam jogar fora, como cocada de casca de melão e pudim de casca de tangerina. Os alimentos são resultados das oficinas do programa Mesa Brasil – iniciativa realizada nacionalmente pelo Sesc que intermedeia a doação de excedentes alimentícios de empresas a entidades assistenciais e estimula o aproveitamento integral dos alimentos (como o uso de talos, cascas e sementes, de alto valor nutricional e que normalmente são jogados fora, aumentando a quantidade de lixo no país).

EXPERIÊNCIA QUE DEU CERTO – As festas juninas e julinas do Sesc Rio em 2015, com o tema sustentabilidade ambiental, seguem um modelo testado e aprovado em 2014. Uma grande festa realizada no Sesc Nogueira sob os mesmos moldes atraiu 5 mil pessoas nos dois dias de evento. Como a experiência deu certo, a instituição decidiu replicar a iniciativa em outras unidades do estado, dando eco a essa demanda cada vez mais premente da contemporaneidade: o cuidado com o meio ambiente.

 SAIBA MAIS SOBRE O ECO ARRAIÁ DO SESC
- Uma barraca serve delícias feitas com o aproveitamento integral de alimentos, ou seja, utilizando cascas e talos, evitando o desperdício.

- A estrutura das barracas é de material menos agressivo ao meio ambiente (pallet).

- As brincadeiras tem sempre algum conceito relacionado à educação ambiental. Na banca da pescaria, por exemplo, em vez de “peixes”, o objetivo é retirar resíduos poluentes do meio ambiente.

- Parte da cenografia do evento conta com peças típicas feitas a partir de material reciclado ou reaproveitado.

- Alguns brindes são ecológicos, como estojos e bolsas feitos do reaproveitamento de banners; squeezes, que reduzem a utilização de copos descartáveis; e ecobags, que substituem as sacolas de plástico.

- Descartáveis plásticos são substituídos por materiais biodegradáveis.

- Em vez de adquirir roupas específicas para a festa, o público pode customizar aquelas peças esquecidas no fundo do armário numa banca instalada na festa.

- Resíduos recicláveis são segregados por meio de coleta seletiva e doados a cooperativas.

SERVIÇO
Eco Arraiá do Sesc Quitandinha (Lago Quitandinha)
Dias 13 e 14/6 – 15h
Av. Joaquim Rolla, n º 2 – Petrópolis. Tel.: (24) 2245-2020
Grátis

PROGRAMAÇÃO DO SESC QUITANDINHA
13 de junho
11h às 15h: Oficina de quadrilha
15h às 20h: Atividades recreativas com pescaria, bola na lata, jogo de argola, boca do palhaço, cama elástica, brinquedo inflável, touro mecânico e piscina de bolinhas
16h às 17h: Quadrilha
17h: Espetáculo "Faltou Água no Casório"
17h40: Apresentação da banda Maria Bunita
19h: Quadrilha
           
14 de Junho           
15h às 20h: Atividades recreativas com pescaria, bola na lata, jogo de argola, boca do palhaço, cama elástica, brinquedo inflável, touro mecânico e piscina de bolinhas
15h às 16h: Quadrilha
16h às 18h: Apresentação com o Grupo Pimenta do Reino
18h: Quadrilha

19h: Quadrilha 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE