PUBLICIDADE


 

No domingo, 19, será dia de festa no Museu Casa de Santos Dumont, com direito a bolo, entrada gratuita e recepção especial pelo Pai da Aviação, que será representado pelo ator Sylvio Costa Filho, caracterizado, em interação com os visitantes. Promovido pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, o evento é uma comemoração do aniversário do Pai da Aviação, que completaria na segunda-feira, 20 de julho, 142 anos de nascimento.
A casa, idealizada e construída por Alberto Santos Dumont em 1918 para se tornar sua residência de verão – a única casa que ele construiu, em toda sua vida – é uma mostra de sua genialidade. A construção compacta, com espaços e móveis multifuncionais, foi uma invenção arquitetônica totalmente inovadora para a época. Ali ele trabalhou em seus projetos e escreveu o livro “O que eu vi e o que nós veremos”, falando da história e do futuro da aviação. Além do próprio espaço e do mobiliário, o visitante pode conhecer documentos, cartas e objetos, como o famoso chapéu de abas caídas, graças ao acaso de um início de incêndio no motor do avião, apagado com o chapéu que se tornou moda no mundo da época. E outra de suas invenções, o chuveiro com aquecimento a álcool – o primeiro desse tipo no mundo.
  
PROGRAMAÇÃO

10h – Solenidade de abertura, com a presença da presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Thaís Ferreira, com deposição de flores diante do busto de Santos Dumont, em frente ao museu, e a execução dos hinos Nacional e de Petrópolis por banda marcial.

10h30 – Tradicional “Parabéns pra Você”, com bolo sendo oferecido aos presentes no Centro Cultural 14 Bis (anexo ao museu).
Até as 17h – Visitação guiada ao museu e ao Centro Cultural 14 Bis, onde o público também assiste a um filme com duração de 12 minutos, protagonizado pelo mesmo ator que estará entre os presentes no início da programação, Sylvio Costa Filho. No filme, “A Encantada”, Santos Dumont dá as boas-vindas aos visitantes e fala sobre seu sonhos, inventos e a construção da casa.

O Museu Casa de Santos Dumont – A Encantada fica na Rua do Encanto, 22 – Centro Histórico (ao lado do relógio das flores). Telefone: (24) 2247-5222.


Mais informações: Disque Turismo 0800-24 1516.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE