PUBLICIDADE


 

 





O grupo Arte Cerâmica de Petrópolis e a Galeria Venina apresentam de 23 de agosto a 20 de setembro, a exposição Cerâmica Contemporânea de Petrópolis, integrando-se à mobilização da comunidade petropolitana e, em especial, dos ceramistas locais, em torno da realização em Itaipava, na Vila Luiz Salvador, do Congresso Nacional das Técnicas para as Artes do Fogo (CONTAF 2015). A realização em Petrópolis do CONTAF, evento de expressão internacional, que reúne grande número de ceramistas do Brasil e do exterior, assume especial importância no amplo esforço de valorização dos artistas da serra e de resgate da memória de Petrópolis como polo destacado de produção da cerâmica artística no Brasil. Os artistas do grupo Arte Cerâmica de Petrópolis apresentam na exposição da Galeria Venina obras autorais que exploram, dentre outras possibilidades, as técnicas alternativas de queima, a riqueza dos pigmentos naturais terrosos e a intervenção do acaso no trato criativo com a argila, recursos esses que caracterizam as modernas tendências da arte cerâmica. A exposição pretende, desta forma, mostrar a vitalidade, autenticidade e contemporaneidade da cerâmica artística de Petrópolis, que se quer seja novamente elevada ao patamar de reconhecimento que ocupou em período passado.

Informações sobre o grupo
O grupo Arte Cerâmica em Petrópolis integra ceramistas da região em torno de propostas de desenvolvimento e valorização da cerâmica de arte produzida em Petrópolis. A ideia norteadora do grupo é retomar, de forma coetânea, a tradição da cerâmica petropolitana, que já escreveu destacado capítulo da vida cultural da cidade em décadas passadas. Nesse período ocorreram para Petrópolis renomados artistas de várias partes do mundo e abriram-se dezenas de casas cerâmicas, resultando na formação de uma verdadeira escola brasileira de cerâmica artística e na promoção do desenvolvimento econômico-social do município.
Dessa perspectiva, as propostas do grupo Arte Cerâmica incluem também ações de largo alcance social e educacional, como a realização de oficinas abertas de cerâmica em comunidades carentes de Petrópolis, e trabalho de educação em arte cerâmica em escolas públicas. Em ações concretas e bem sucedidas nesse sentido, o grupo já realizou oficinas de cerâmica na comunidade de Nogueira, em parceria com a organização De grão em grão, na comunidade do Contorno, em parceria com a ONG Aldeia da Criança e a Associação de Moradores, e na escola pública Leonardo Boff, nessa mesma comunidade. Por iniciativa do grupo Arte Cerâmica, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou em 2014 projeto de lei apresentado pela vereadora Gilda Beatriz, instituindo o dia 28 de maio como o Dia do Ceramista. Ainda que a efeméride seja comemorada nacionalmente, Petrópolis foi o primeiro município brasileiro a reconhecer oficialmente a importância do ofício de ceramista e a incorporar sua celebração na agenda oficial de comemorações. Desde sua criação em 2013, o grupo Arte Cerâmica em Petrópolis tem realizado diversas mostras e apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos ceramistas participantes. Já em 2013, foi realizada a primeira exposição do grupo no espaço Cerâmica Contemporânea Brasileira, em Itaipava. Seguiram-se outras mostras e apresentações do grupo, revelando sempre peças inéditas focadas em proposta de inovação e experimentação. Assim foi no espaço de exposição do Atelier Sol Luna, em Araras, na Cerâmica Luiz Salvador, em Itaipava, na Casa Barão de Mauá e no Espaço Cultural Inter TV, ambos no centro histórico de Petrópolis.

Os integrantes
O núcleo do grupo Arte Cerâmica em Petrópolis é constituído de dez ceramistas que, em suas obras - utilitárias, decorativas e escultóricas -, exploram as inúmeras possibilidades artísticas que o trato com a argila proporciona, empregando diversas técnicas de modelagem, acabamento e queima. São peças únicas, nas quais o barro umedecido - maleável e plástico -, modelado com as mãos e transformado pelo fogo em matéria resistente, registra o ato criador e a sensibilidade estética do artista ceramista. No site www.arteceramica.com.br, o visitante encontra além das informações sobre os objetivos e as propostas coletivas do grupo Arte Cerâmica, páginas próprias nas quais cada ceramista participante apresenta uma galeria de suas obras, sua concepção criativa na arte cerâmica e as peculiaridades das técnicas de trabalho que utiliza.

Ceramistas participantes
Arthur Bosísio, Marcia Limmanii, Ivo Ferreira , Maria Luiza Lacerda, Jane Maia Weinberg, Regina Duarte, Jean Ruffier,  Rosane Teixeira, Lydia Sebastiany , Sylvio Flores

Serviço
Cerâmica Contemporânea de Petrópolis
Local: Galeria Venina Estrada União e Indústria, 19668 Pedro do Rio, Petrópolis Tel.: 2223-1286
Inauguração: 22/8/2015, às 20h
Exposição: 23/8 a 20/9/2015

Horário: quinta a sábado, das 19 às 23h domingo, de 13 às 18h

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE