PUBLICIDADE


 

Luciana Thees Vianna

por Anna Paula Di Cicco
As pessoas apaixonadas por livros geralmente fazem da leitura um modo de vida. Luciana Thees Vianna mergulhou mais fundo e criou seu próprio universo: a Capolavoro Livros. E para a felicidade dos petropolitanos, esse mundo de cultura está de portas abertas para o mais variado público. “É muito difícil traçar um perfil dos clientes. Tem de todos os tipos, todas as idades, estudantes ou não. O que eu acho excelente, porque é um público diverso e todos são bem-vindos!”.
O sebo, que conta hoje com cerca de três mil títulos, já funciona há dois anos nas estantes virtuais,
mas desde julho ganhou um espaço físico pra lá de aconchegante. E como as palavras são as coisas mais importantes para um geminiano, elas estão por todas as partes da loja de Luciana. As paredes ganham frases e uma mala de livros aberta, disposta em um canto do sebo, remete às viagens que podem ser vivenciadas através das histórias ali contadas.
Também ganha valor a palavra na hora da escolha do nome Capolavoro (obra-prima em italiano). “Eu fiz quase dois anos de italiano, porque acho linda a língua e a gastronomia também. Um dia na aula surgiu essa palavra e achei que era o nome perfeito para uma livraria. Quando eu consegui abrir o negócio, não tive dúvidas”.
Formada em marketing, Luciana conta que já trabalhou em diversas áreas – de academia de ginástica a fabricação de doces por encomenda. No entanto, querendo mudar de ramo, mais uma vez, a empreendedora inquieta, que já tinha há tempos em sua lista de desejos o sonho de “ser proprietária de uma livraria”, começou a ler sobre o assunto e descobriu que livros novos e usados estavam no topo dos itens mais vendidos online. “Procurei conhecer melhor o mercado aqui em Petrópolis: conversei com pessoas, donos de sebos, amigos até que surgiu a oportunidade de comprar um lote de dois mil livros. Peguei e não soltei”.
Outro tópico da sua lista de desejos seria ter um Café, o que de certa forma se mescla às atividades do sebo. Isso porque a Capolavoro promove em algumas datas o chamado “Café Literário”, que funciona como uma espécie de bate-papo com cafezinho, seguido de palestra. O encontro tem agradado os frequentadores, que aumentam as atividades culturais, além de estender o networking.
Sobre sua relação com os livros, Luciana conta que teve sua atenção voltada para eles por influência de seu pai. “Ele sempre leu. Cresci com ele sentado no sofá da sala, lendo e ouvindo música clássica, e eu e minhas irmãs levando bronca para fazermos silêncio enquanto brincávamos para que ele pudesse ler. Depois veio a escola e os livros obrigatórios. Então a adolescência com a descoberta dos poetas malditos, depois os clássicos... sempre li. Às vezes mais, às vezes menos, mas sempre”.
Questionada sobre os títulos que marcaram sua vida, Luciana lembra que na infância adorava as coleções “Vagalume” e “Para Gostar de Ler”. “Desta segunda, nunca me esqueci de uma crônica de Paulo Mendes Campos, que chama 'Ser Brotinho'. Naquela época, ainda com uns 10 ou 12 anos, eu queria mesmo era ser brotinho! Depois, por volta dos 20, li crime e Castigo, de Dostoiévski, que causou muito impacto”.
Apesar de ser um hábito mais do que recomendado, a leitura nem sempre é acessível, sendo então o sebo uma boa oportunidade de beneficiar a mente, a alma e o intelecto, sem prejudicar o bolso. “Na minha opinião, acredito que o que impede as pessoas de lerem mais é o preço dos livros novos. Ainda acho muito caro. Leitura é muito importante para ser artigo de luxo”, comenta Luciana.
No entanto, ela comenta que teve uma boa surpresa em relação ao interesse das pessoas com a abertura do sebo. “Ainda tem muita gente lendo e fico muito feliz de saber que mais adolescentes e jovens também estão lendo. Sempre aparece alguém vendendo seus livros, o que dá uma boa noção de que as pessoas continuam com a leitura”, finaliza.

Serviço
Quer presentear com livros no Natal?
Capolavoro Livros
Rua do Imperador, 515 – sala 03 – Centro
De segunda à sexta, das 10h às 19h e aos sábados das 10h às 14h.
capolavorolivros@gmail.com
www.estantevirtual.com.br/capolavorolivros





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE