PUBLICIDADE


 



Bunka-Sai ocorre de 25 a 28 na Praça da Liberdade


Taiko instrumento de percussão foi um dos sucessos na edição anterior. (Divulgação)  



O Bunka-Sai – Festival da Cultura do Japão, este ano será realizado de 25 a 28 de agosto na Praça da Liberdade e a Semana da Cultura do Japão entre os dias 8 e 10 de setembro na Casa de Cláudio de Souza. Promovido pela Associação Nikkei em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, o evento apresenta novidades. Nas barracas em estilo japonês, por exemplo, o público vai encontrar comidas típicas e artesanato, enquanto a programação gratuita mostrará as artes nipônicas em apresentações, exposições e oficinas abertas a todos. Elas vão da confecção e mostra de tako (pipas japonesas) às de ikebana (arranjos artísticos de flores), passando por coisas tão diferentes como o taiko (tambores japoneses), origami (confecção de figuras com dobraduras em papel), budô (artes marciais), mangá (histórias em quadrinhos típicas), cosplay (performances dos jovens que se caracterizam como personagens) e danças. Todos os eventos são gratuitos.
Consulte a programação completa no site: www.petropolis.rj.gov.br/fct.


4º Festival de Haicai

Como parte da Semana da Cultura do Japão em Petrópolis, será realizado o 4º Festival de Haicai, cuja final ocorrerá 10 setembro de 2016, em horário a ser confirmado, na Casa Claudio de Souza ( Praça da Liberdade, 247). Serão premiados com troféus os cinco primeiros colocados de cada categoria e os cem (100) haicais selecionados de acordo com o corpo de jurados, independente da categoria, comporão uma antologia. Cada escritor que tiver seu poema publicado receberá um exemplar do livro e os finalistas de cada categoria, 10 exemplares do mesmo, sem custo. A premiação acontecerá no evento da final do festival. Os troféus e os exemplares dos poetas de outras cidades serão enviados pelos Correios. Todos, antes da edição, deverão enviar declaração preenchida para a coordenação do concurso, conforme comunicação futura, dando a permissão, sem cobrança, para a publicação do seu trabalho na obra impressa. 


A renda conquistada pela comercialização dos exemplares será destinada a um fundo para publicação do próximo ano, quando será realizado o Festival de Haicai de Petrópolis 2017. O evento é uma realização da Associação NIKKEI de Petrópolis, em parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis,  Academia Brasileira de Poesia e Academia Petropolitana de Educação, com a coordenação de Catarina Maul (presidente da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni), que também assina a organização e de Ataualpa A.P. Filho (presidente da Academia Petropolitana de Educação).





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE