“O planeta e suas histórias” é um musical de cunho ecológico alegre e inovador! Pelo segundo ano consecutivo, o projeto, que alia arte a educação ambiental, foi selecionado no Edital de Projetos Culturais da Prefeitura de Petrópolis (Fundo de Cultura) e será apresentado em escolas da rede municipal de ensino. Nesta edição, o projeto tem como foco promover a consciência ambiental para a preservação das cachoeiras do Caxambu e da Rocinha, em Secretário. As apresentações estão marcadas para 31 de outubro e 7 de dezembro em escolas das regiões.
"O planeta e suas historias" é direcionado a crianças com idades entre 5 e 10 anos.  As primeiras apresentações estão marcadas para o dia 31 de outubro no Espaço Educativo São Charbel e na Escola Municipal Senador Mário Martins, ambas unidades no Bairro Caxambú. Já no dia 7 de dezembro, será a vez dos alunos da Escola Municipal Major Theófilo de Carvalho, localizada na Estrada da Rocinha, a receberem o musical. 
“O planeta e suas histórias” reúne no palco música e interpretação para transmitir de forma lúdica a importância do uso sustentável dos ecossistemas terrestres.  Neste edição, a proposta do projeto é levar às crianças que vivem nas proximidades de duas das principais cachoeiras de Petrópolis a conciência da necessidade de preservação das águas e de seu entorno. 
O roteiro reúne 4 histórias e 11 canções autorais.  A plateia é convidada a entrar em uma estimulante jornada pelo circuito das águas e toda sua biodiversidade. As apresentações de “O planeta e suas histórias” sempre geram empolgação e envolvimento entre as crianças, que são convidadas à mudança de atitudes em relação ao meio ambiente. Segundo a autora, o espetáculo tem a intenção de despertar nas crianças e também nos adultos o interesse em deter e reverter a degradação e proteger a biodiversidade, estimulando a responsabilidade ambiental. "As músicas e os textos pontuam os agentes de agressão à natureza que desequilibram o meio ambiente, ao mesmo tempo que apontam soluções para o problema", explica Valéria. 
Com texto, músicas e direção de Valéria Wanderley, o musical tem encantado crianças e adultos desde sua estreia em 2016. No palco, Valéria Wanderley conta com o reforço dos atores e músicos Monica Campos, Diego Teixeira e Cesinha Neves. 

Sobre a autora
Compositora, violonista, produtora cultural, diretora musical, cantora e professora, Valéria Melo Cardoso Wanderley (Valéria Wanderley) tem se destacado no cenário petropolitano principalmente por sua atuação junto ao público infantil. Com mais de dez anos de experiência em escolas, a artista mescla didática, música e recursos teatrais, formando um trabalho inovador e divertido de contação de histórias, ao qual soma sua experiência em produção cultural.

Serviço
Espetáculo O Planeta e Suas Histórias 
31 de outubro 
10h - Associação Espaço Educativo São Charbel - Rua Flávio Cavalcante, no 51 – Caxambu (exclusivo alunos)
15h - Escola Municipal Senador Mário Martins - Endereço: Rua Flávio Cavalcante, s/ no – Caxambu (exclusivo alunos)

7 de dezembro
9h - Escola Municipal Major Theófilo de Carvalho - Estrada da Rocinha, s/ número – Secretário

Classificação Livre

Ficha Técnica
Valéria Wanderley (texto, direção e músicas)
Diego Teixeira e Cesinha Neves (músicos) 
Mônica Campos (atuação)
Fernando Vianna (assistente de direção)
Rosa Müller e Felipe Fill (apoio coreográfico)
Prana (realização e produção)



Leia Também