PUBLICIDADE


 

 
Natal Sesc, que acontece entre os dias 8 e 24 dezembro, tem a parceria da Prefeitura Municipal de Petrópolis e o apoio do Sicomércio

 A magia de compartilhar o espírito natalino será o presente deste final de ano oferecido aos moradores da Região Serrana do Rio pelo Sistema Fecomércio RJ, por meio do Sesc RJ, em parceria com a Prefeitura do Município de Petrópolis e o apoio do Sicomércio. Entre os dias 8 e 24 de dezembro, de sexta a domingo, será realizado o Natal Sesc Quitandinha com diversas atrações socioculturais como shows de Maria Rita, Fernanda Abreu, Carminho, apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira, além de espetáculos musicais, teatrais, oficinas sustentáveis para adultos e crianças, contação de histórias e prestigiados corais. No período, oCaminhão Magia Sesc levará a alegria do Natal às ruas com músicas temáticas, decoração e iluminação especiais. O evento chega para somar às ações do Natal Imperial, implementado pela prefeitura local. A maioria das atividades será gratuita. Ingressos para shows e espetáculos terão preços populares com vendas peloTickets For Fun, nos dias 29 e 30 de novembro, para associados do Sesc RJ, e, a partir do dia 1 de dezembro, para público em geral. A programação completa poderá ser conferida no site www.natalsescquitandinha.com.br.

Atrações musicais e outros espetáculos
Às 18h do dia 8 de dezembro, os visitantes serão recepcionados ao som contagiante do grupo carioca Fanfarra Black Club. Em seguida, às 19h, entrará em cena oscorais mais importantes da cidade: Meninos e Meninas dos Canarinhos de Petrópolis, diante do cenário mágico de um Sesc Quitandinha totalmente iluminado e com projeções natalinas em sua fachada. No Teatro Mecanizado, o primeiro dia de show será comandado por Maria Rita, em show que celebra seus 15 anos de carreira.
O mesmo palco irá receber, no final de semana de abertura, a cantora Carminho (9/12), que chega de Portugal para sua primeira apresentação em turnê brasileira, e oCoral Mil Vozes (10/12). Nas semanas seguintes será a vez dos espetáculos “Eu não posso lembrar que te amei: Dalva e Herivelto” (15/12), “Mundo Bita” (17/12),“O pena carioca” (22/12) e da Orquestra Sinfônica Brasileira (16/12). O encerramento será ao ritmo dançante de Fernanda Abreu, dia 23.
Além dos shows, haverá outras atrações musicais como Coral Dó Ré Mi no espaço Café Concerto e na área externa, no Lago Quitandinha, Fanfarra Black Club,Kleiton e Kledir e as Canções do Par ou Ímpar, entre outros. A área do lago, que terá diariamente uma árvore de Natal de 15 metros de altura iluminada a partir das 19h, irá sediar ainda os infantis Márcia Guzzo – Forrozinho Baby – e Roni e as Figurinhas, e, os renomados corais Meninos e Meninas dos Canarinhos de Petrópolis.
A programação cultural do café também inclui exibições de filmes como A origem dos guardiões e Simplesmente Amor, acervo livre de poesias, contação de histórias infantis Imaginidade |Especial de Natal, com Joyce Cândido e Leo Bento, e A pequena vendedora de fósforos, com o Grupo Bonecos e cia, e, o Auto de Natal Jovem - esquete teatral sobre o espírito de natal, cultura da convivência, diversidade e solidariedade. Já o Hall Monumental e o Salão Roosevelt terão, respectivamente, exposição de fotografias Pinhole - técnica pioneira que utiliza latas para a produção de fotos - e o presépio Esperança Renovada.

Responsabilidade Social
Adultos e crianças, entre 7 e 14 anos, poderão participar de oficinas gastronômicas de receitas natalinas. O público infantil aprenderá confeitagem, no Espaço Pequeno Gourmet, com o Banco Rio de Alimentos, a partir do aproveitamento integral de alimentos. O programa social do Sesc RJ visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os a instituições sociais parceiras. Já a Oficina de Culinária Natalina, voltada aos adultos e realizada pela área de Saúde do Sesc RJ, irá explorar opções para ceia com uso de ingredientes não convencionais dos alimentos.
A fim de ampliar a conscientização e incentivo às práticas sustentáveis, também serão realizadas oficinas de artesanato, para adultos, e de confecção de brinquedos natalinos, para crianças, a partir de materiais reaproveitados. O evento contará também com a gestão adequada de resíduos e doação de todo material reciclável para cooperativas, além de inventariar a emissão
de carbono.

Doações

O Sesc Quitandinha e o Senac Petrópolis já recebem, até 6 de janeiro, doações de brinquedos (novos ou em bom estado), livros para todas as idades e alimentos não perecíveis. No mês de dezembro, o Caminhão Magia Sesc (unidade móvel BiblioSesc) também estará aberto à solidariedade. Livros e brinquedos poderão ser entregues no caminhão localizado inicialmente na Praça Dom Pedro, entre os dias 7 e 10 e, posteriormente, na Praça Céu da Posse, entre os dias 14 e 17. 

Potencial Comercial e Turístico
A Região Serrana do Rio de Janeiro apresenta grande potencial comercial e turístico, muito por conta de atividades ligadas ao turismo histórico e ecológico, além da presença expressiva de estabelecimentos do varejo e do setor produtivo nos ramos de confecção, bebidas e alimentos e alta tecnologia. O Produto Interno Bruto de todo o território é de R$ 24 bilhões, o que corresponde a 3,6% do PIB do estado. Os municípios mais significativos, em termos de participação no PIB, são Petrópolis (47,4%), Teresópolis (20,3%) e Nova Friburgo (17,0%). O setor que mais contribui para estes resultados é o Comércio de Bens e Serviços (43,4%), seguido por Indústria (22,1%) e Administração Pública (21,3%).
A cidade de Petrópolis, que herdou palácios, mansões e catedrais da época que o Rio era sede do Império, se destaca no Comércio de Bens, Serviços e Turismo (43,9% de representatividade), impulsionada pelo fluxo de pessoas que fazem turismo histórico, cultural e ecológico na região. O município corresponde a 47,4% do PIB da Região Serrana, com R$ 11,3 bilhões e, está também acima da média local em arrecadação de ICMS. Cresceu 37,7% no comparativo janeiro – setembro de 2017 em comparação ao mesmo período de 2016. Diante da mesma base de comparação, a região registrou alta de 21,3%.
Petrópolis também se evidencia no Comércio de Bens, Serviços e Turismo em relação à empregabilidade. Dos 13,6 mil estabelecimentos em funcionamento na cidade em 2016, 8,6 mil (63,3%) desempenham atividades ligadas ao ramo. Já dos 69 mil trabalhadores formais no município, cerca de 43,3%, ou 29,9 mil estão neste setor. Uma representatividade superior às demais cidades da Serra Fluminense, também justificada pelo fato de Petrópolis ser o município mais populoso da região, com aproximadamente 298 mil habitantes em 2017.

Natal Sesc Quitandinha em números

35 atrações - 15 shows, 5 espetáculos teatrais, 2 exposições, 5 contação de histórias, 5 filmes, 1 intervenção poética, 1 videomapping e 1 ponto de leitura.

50 apresentações culturais

400 artistas participantes

475 horas de programação

Artistas:
·         Artes Cênicas: 60
·         Música:  326
·         Literatura/Biblioteca: 8
·         Audiovisual: 2
·         Artes Visuais: 2

Horas:
·         Artes Cênicas: 6 horas
·         Música: 18 horas
·         Literatura/Biblioteca: Biblioteca 56h | Literatura 6h
·         Audiovisual: 32h
·         Artes Visuais (2 exposições):
Até o dia 24 de dezembro: total de 240 horas de atividade
Até o dia 6 de janeiro (último dia de exposições): total de 416 horas de atividade
                           

O Sistema Fecomércio RJ

O Sistema Fecomércio RJ é composto pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, pelo Senac RJ e pelo Sesc RJ.

A Fecomércio RJ é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado. Desta forma, a instituição contribui para o desenvolvimento econômico, social e político do Rio de Janeiro. O setor possui, cerca de 350 mil estabelecimentos, o que representa 62,2% dos empreendimentos comerciais fluminenses. Do total, 80% são microempresas. É o segmento que mais emprega, gerando 2 milhões de empregos formais, o que corresponde a 42,6% dos postos de trabalho com carteira assinada no Estado.
O Senac RJ é uma instituição de ensino que atua há 71 anos na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Com 37 unidades em todo o estado, a instituição investe fortemente em inclusão social por meio de capacitação para o mercado de trabalho e é reconhecida como referência na oferta de cursos profissionalizantes, tendo atingido a marca de 70% de empregabilidade nos últimos anos.
O Sesc RJ tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida do comerciário, da sua família e da sociedade. Oferece acesso a atividades nas áreas de cultura, saúde, turismo social, educação, esporte e responsabilidade social. Possui 21 Unidades de serviço, quatro Unidades hoteleiras (Copacabana, Nogueira (Petrópolis), Nova Friburgo e Teresópolis), em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, e 11 unidades itinerantes (4 - BiblioSesc, 6 - OdontoSesc, 1 - CineSesc).

Serviço
Natal Sesc Quitandinha - Avenida Joaquim Rolla, 2
De 8 a 24 de dezembro
Ingressos para shows e espetáculos: http://premier.ticketsforfun.com.br
Para associados Sesc RJ: pré-venda exclusiva nos dias 29 e 30/11
Para público em geral: a partir do dia 1/12
Programação completa no site www.natalsescquitandinha.com.br

Doações

Sesc Quitandinha e Senac Petrópolis (alimentos não perecíveis, livros e brinquedos)
Até 06/01
Endereço Senac: Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro

Caminhão Magia Sesc (livros e brinquedos)
De 7/12 a 10/12 - Praça Dom Pedro
De 14/12 a 17/12 - Praça Céu da Posse


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE