PUBLICIDADE


 

 Márcia Loretti: Colorindo a Vida

A cultura estará mais presente do que nunca este mês na cidade. Além das atrações culturais em comemoração ao aniversário de Petrópolis, que completa 175 anos no próximo dia 16, exposições de diversos tipos estão em cartaz por todo município. Centro Cultural de Nogueira, Sesc Quitandinha,Centro de Cultura Raul de Leoni, Parque Municipal de Itaipava,Casa Stefan Zweig, Palácio Itaboraí,Museu Imperial, Palácio de Cristal e Palácio Rio Negro são alguns dos atrativos que recebem mostras em março. A maioria com entrada gratuita.

1-Centro Cultural Estação Nogueira
O Centro Cultural Estação Nogueira abriu nesta sexta-feira (02.03) a exposição de artes plásticas Colorindo a Vida, da artista Márcia Loretti. A mostra fica em cartaz até o fim do mês. Cheia de cores fortes, as obras refletem a forma com que a artista vê a vida, já que ela transformou diversos momentos e vivências em arte. Petropolitana, Márcia também é psicanalista e diz que as obras vão muito além da estética. O Centro Cultural fica na Avenida Leopoldina, 317, Nogueira. O local funciona de 9 às 17h, de segunda a sexta-feira; de 9 às 14h aos sábados; e de 9 às 13h no 1º e 4º domingos do mês, pontos facultativos e feriados. A entrada é gratuita.

2-Sesc Quitandinha
No Sesc Quitandinha, esta é a última chance de conferir a exposição Diálogos, que termina no dia 25 de março. A mostra, que está em cartaz na Galeria de Artes do Palácio Quitandinha, apresenta mais de 80 obras dos artistas Vitor Lemos, que completou 90 anos, e Paulo Mendes Faria, que completou 70 anos. A exposição fará uma retrospectiva dos trabalhos desses artistas, os apresentando para novas gerações e também proporcionando um diálogo, não só entre as obras, mas também entre os artistas homenageados e o público. O Palácio fica na Av. Joaquim Rolla, nº 2, no Quitandinha. A visitação fica aberta de terça a domingo, das 9h30 às 17h.

3-Centro de Cultura
Uma exposição que tem como inspiração a Cidade Maravilhosa. No Centro de Cultura Raul de Leoni, a Galeria Van Djikcom recebe a mostra Artes Digitais& Artes que retratam o Rio de Janeiro, de 9 a 28 de março. São cerca de 40 obras do artista digital Felipe Navega, que mostra as belezas do Rio, mas faz um contraponto com os problemas sociais, como a vida nas favelas. A entrada é gratuita. O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), 305, no Centro. A exposição fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h. A entrada é gratuita.

4-Parque Municipal de Itaipava
Quem estiver no distrito de Itaipava vai poder conferir a mostra Itinerâncias, que reúne obras de arte pertencentes ao acervo do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). A mostra foi aberta nesta sexta-feira (02.03), na Galeria Peter Brian Medawar, no Parque Municipal de Itaipava, e fica até o fim do mês. Entre os destaques da mostra está uma tela da artista petropolitanaCybèle Varela, que tem carreira internacional. O parque fica na Estrada União e Indústria, 10.000 e a galeria fica aberta todos os dias, de 9h às 17h. A entrada é gratuita.

5-Casa Stefan Zweig
Já a exposição Migração, com desenhos do artista Luiz Aquila, está em cartaz na casa onde viveu o austríaco Stefan Zweig - hoje transformada em centro de memória em homenagem ao escritor. A mostra conta com 12 trabalhos produzidos pelo carioca durante a Ditadura Militar, feitos com régua, compasso, guache preto e tira-linhas sobre papel Kraft. A casa fica na Rua Gonçalves Dias, 34, Valparaíso.A entrada é gratuita e o funcionamento é de sexta-feira a domingo e feriados, das 11 às 17h. A exposição fica até o dia 27 de maio.

6-Palácio Itaboraí
A partir do dia 14 de março, a Fiocruz abre a exposição Nós no Mundo, no Palácio Itaboraí. A mostra discute a relação do homem com a natureza no mundo contemporâneo e mostra algumas soluções para uma vida mais sustentável. O local também oferece visita guiada pela “Trilha do Arboreto”, uma exposição viva de plantas, com foco principal nas espécies medicinais, além de jardim sensitivo com espécies aromáticas e condimentares. A visitação é de segunda a sexta, das 9 às 17h; e aos sábados, das 9 às 16h. O Palácio fica na Rua Visconde de Itaboraí, 188, no Valparaíso. A entrada é gratuita.

7-Palácio Rio Negro
Quem estiver pelo Centro pode conferir a  exposição Histórias do Palácio Rio Negro, no atrativo.A mostra reúne painéis com fotos e textos sobre as diversas fases do palácio, acontecimentos e personagens que transitaram pelas suas salas e corredores. Histórias vivenciadas antes da construção pertencer ao Governo Federal e se tornar a residência de verão oficial dos presidentes do Brasil até os dias de hoje. A visitação acontece de terça a domingo e feriados, das 10 às 18h. O atrativo fica na Av. Koeller, 255. A entrada é gratuita.

8-Palácio de Cristal
O Palácio de Cristal está recebendo a XVII Exposição de Orquídeas e Bromélias. Construído para abrigar tradicionais exposições de produtos hortícolas e pássaros da região, o atrativo reúne mais de mil plantas floridas até o dia 18 de março. São esperadas entre 15 e 20 mil pessoas, entre turistas, petropolitanos, colecionadores e apaixonados pelas espécies. A exposição funciona nos mesmos horários de visitação do Palácio de Cristal: de domingo a terça-feira, de 9h às 18h; de quarta a sábado, de 09h às 21h. A entrada é gratuita. Estão sendo vendidas mudas de orquídeas a partir de R$ 10 e plantas floridas a partir de R$ 20. 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE