PUBLICIDADE


 


As mulheres do Quilombo da Tapera, localizado no Vale do Cuiabá, em Itaipava, serão
homenageadas no próximo dia 08, Dia Internacional da Mulher, no Shopping Itaipava, das 10h às 16h. O evento é uma iniciativa do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, em parceria com o Fórum Itaboraí: Política, Ciência e Cultura na Saúde (unidade especial da Fiocruz em Petrópolis), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Shopping Itaipava, com o objetivo de divulgar e fortalecer a cultura quilombola, a comunidade da Tapera e principalmente as mulheres que a compõem.
Dentre as atrações estarão a exposição Resgate de uma Cultura, com fotografias que sobreviveram ao desastre socioambiental vivido pela região do Vale do Cuiabá, em 2011, e que trazem registros de quem é esta comunidade quilombola e como viviam seus membros. Fotografias também serão usadas para revelar o “antes e depois” do atual pomar cultivado pela comunidade, uma iniciativa que vem envolvendo também alunos da Escola Municipal Dr. Theodoro Machado, com apoio e acompanhamento dos técnicos da Secretaria Estadual de Ambiente – Sea e do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, por meio da Superintendência Regional do Piabanha.
A programação contará com um jardim sensorial de hortaliças e ervas medicinais produzidas pelo primeiro horto de plantas medicinais da Região Serrana, erguido no Quilombo da Tapera, com apoio e acompanhamento do Fórum Itaboraí/Fiocruz-Petrópolis e como parte estruturante do Arranjo Produtivo Local – APL de Plantas Medicinais, que envolve agricultores da região para dispensação de ervas para o Sistema Único de Saúde – SUS. Esta atração contará também com bate-papo e histórias narradas pela Dona Teresa, rezadeira do Quilombo, e Sergio Monteiro, coordenador do Projeto de Plantas Medicinais do Fórum Itaboraí/Fiocruz-Petrópolis, quando o saber popular se encontra com o saber científico.
O evento trará, ainda, exposição, degustação e venda de produtos artesanais produzidos no Quilombo, como feijões, favas, milhos, frutas, compotas, ervas e outros. Todos os visitantes serão recebidos pelas mulheres do Quilombo e quem quiser prestigiar o evento levará consigo não apenas um pouco de quem são estas mulheres, quem é esta comunidade e cultura quilombola, mas também mudinhas de ervas e hortaliças para cultivar!

Serviço:
Fórum Itaboraí – Fiocruz

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE