PUBLICIDADE


 


Da família Pellegrini para a sua, uma receita especial para o Dia das Mães (Divulgação)

Comfort food, termo que descreve aquele tipo de comida que traz aconchego e abre portas importantes em nosso cérebro, virou tendência. São, em grande maioria, pratos simples que resgatam memórias saborosas de tempos felizes. Certamente, ao ler essa matéria, você também se lembrará de alguma comida especial que sua avó, mãe ou alguém muito próximo fazia e que lhe causa uma grande sensação de bem estar.  Dedicar um tempo ao preparo dessas receitas afetivas proporciona muito mais do que sabores gostosos. É um ritual poderoso, que ajuda a relaxar e reconectar com aqueles valores fundamentais que acabamos deixando de lado.
A Chef Cristina Pellegrini conhece bem o assunto. Descendente de família tradicional italiana, ela sempre posta fotos de receitas em sua rede social e encanta amigos e clientes com suas lembranças afetivas. As histórias que as acompanham ela não esquece, mas existe uma especial que a acompanha até hoje: o Bolo de Chocolate da Baiana. Segundo ela, essa receita faz tanto sucesso que passou a utilizá-la como base para algumas de suas tortas.
“Tenho receitas que me trazem lembranças de afeto e a        que mais me faz recordar minha mãe e minha avó é o Bolo de Chocolate da Baiana, uma receita que me remete à infância. Era nosso bolo preferido nas férias no sítio. Tia Margarida (irmã de minha mãe), tinha que fazer quase todos os dias porque ele acabava na hora”, lembra.
Nas páginas amareladas de um caderno já desgastado pelo tempo, Cristina nos mostra a receita e conta que ela levava uma calda de chocolate por cima e assada em uma forma com furo no meio. Com o passar do tempo ela fez adaptações. Trocou a forma original por uma arredondada. Mais tarde a receita evoluiu para a Torta Mousse de Chocolate, utilizando o doce como recheio nas camadas. “Atualmente, a versão mais pedida é a que leva dois recheios de ganache”, conta. 
Conheça a receita original de um bolo que freqüenta três gerações de uma mesma família.

Bolo de Chocolate da Baiana
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de manteiga
1 xícara de chocolate
1 xícara de leite
3 ovos (claras em neve)
1 colher de sobremesa de fermento em pó

Modo de Fazer
Bater o açúcar com a manteiga, adicionar depois as gemas, leite, chocolate peneirado, a farinha com fermento em pó e, por último, as claras em neve. Levar ao forno quente.

Calda de chocolate

Ingredientes
1 colher de sopa de manteiga
1 xícara de açúcar (150g)
4 colheres de sopa de chocolate
3 colheres de sopa de água

Modo de fazer
Leve ao fogo ligeiramente até ferver. Depois é só despejar sobre o bolo na forma de buraco.





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE