PUBLICIDADE


 



Latécoère, antiga linha francesa de correio aéreo, que passou a se chamar Aéropostale, foi absorvida pela atual Air France

La Grande Vallée, a casa que virou atrativo turístico de Petrópolis por ter pertencido ao piloto Marcel Reine e ter recebido a presença ilustre do autor do livro “O Pequeno Príncipe”, Antoine de Saint-Exupéry, que além de escritor também era aviador, está entre as comemorações do centenário da antiga linha francesa de correio aéreo Aéropostale (que foi antes Linhas Aéreas Latécoère e posteriormente parte da formação da Air France). Entre os dias 12 e 15 de maio, o lugar recebe a visita de dois jornalistas da TV franco-alemã ARTE, que vão produzir uma reportagem/documentário sobre os vestígios da companhia no Brasil. Eles estarão acompanhados da presidente da AMAB (Associação Memória da Aéropostale), Mônica Cristina Corrêa.
“A inclusão de Petrópolis no roteiro da comitiva comprova o valor da nossa cidade e é também mais um reconhecimento da sua ligação à história da aviação, um legado precioso que Santos Dumont nos deixou. Será uma honra para todos nós petropolitanos ter esta comitiva na cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.
O presidente do Raid Latécoère-Aéropostale, HervéBerardi, já está no Brasil para participação de parte das comemorações por aqui. A primeira parada foi o Complexo Hospitalar Pediátrico de Curitiba, o Hospital Pequeno Príncipe. Com 99 anos, o lugar, patrocinado inclusive pelo Pelé e apoiado pela Fundação Antoine de Saint-Exupéry para a Juventude, é o maior centro de pesquisas e atendimento para crianças afetadas por doenças graves. A comissão, agora, está em Florianópolis, cidade que conta com um patrimônio remanescente da Aéropostale, e que abriga a sede da AMAB. Até o dia 12, os integrantes da comitiva visitarão os antigos sítios da companhia no Campeche, o terreno de aviação, e o antigo casarão dos pilotos.
De lá, parte da comitiva segue para Itaipava. Segundo o proprietário da La Grande Vallée, José Augusto Wanderley, foi uma surpresa a casa ter sido escolhida entre tantos outros locais na disputa. “Eles só irão passar por três lugares no Brasil, e um deles é Petrópolis, o que, pra nós, é muito bacana. Eles ficarão hospedados na casa e também vão visitar outros atrativos turísticos de Petrópolis, como o Museu Imperial e o Museu Casa de Santos Dumont”, disse. Por coincidência, os pilotos franceses escolheram para passar suas horas de descanso na mesma cidade escolhida pelo inventor Santos Dumont para construir sua casa de veraneio, a Encantada.
Em Itaipava, o imóvel mantém o nome dado por Marcel Reine: “La Grande Vallée”, uma homenagem à sua terra natal. E preserva traços daquele tempo, como o piso e o teto. Simples, com apenas um quarto, a casa foi sede de uma fazenda. Ao comprá-la, em 1934, Marcel Reine recebe autorização da Latécoère Airlines para descansar em Petrópolis durante as pausas nas entregas do serviço de correio aéreo. Não há fotos que comprovem a presença do autor de O Pequeno Príncipe na cidade, mas os relatos de um jornalista que acompanhava o grupo de pilotos e dos moradores do bairro servem como base para a afirmação de que ele ficou, por diversas vezes, hospedado na casa do amigo e colega de trabalho
A casa era usada pelos pilotos quando faziam escala no Campo dos Afonsos ou em Jacarepaguá, e de folga, iam passar dias na natureza, cavalgando e se divertindo.
Em meio às comemorações pelos 100 anos da antiga linha francesa de correio aéreo, a expectativa é grande, também, para que a visita gere parcerias para fortalecer ainda mais o atrativo turístico. “É um honra receber essa comitiva em Petrópolis. Mesmo sendo um empreendimento particular, nós, do poder público, temos a obrigação de apoiar nossos atrativos turísticos e trabalhar para manter viva a história de Petrópolis”, destaca o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE