PUBLICIDADE


 

 



O Banco de Sangue Santa Tereza está em campanha para incentivar doações de sangue, com o objetivo de reforçar seu estoque para o período que antecede o Carnaval. Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
Segundo Rodrigo Santos Moreira, líder de captação do Banco de Sangue Santa Tereza, neste período há uma queda de até 40% nas doações, ao mesmo tempo em que a demanda por transfusões cresce exponencialmente, em razão do aumento do número de acidentes nas estradas. “A época de Carnaval exige maior atenção tanto dos profissionais da área da saúde, como da população em geral. Pois muitas pessoas viajam para aproveitar o feriado e se esquecem de doar sangue”, explica o profissional.
Moreira ressalta que o Carnaval é um momento de festa e confraternização, em que as pessoas estão mais sensibilizadas e aptas para fazer uma boa ação. “Todos devem se divertir com responsabilidade e autocuidado. Porém, devemos lembrar que doar sangue é um ato de amor. As pessoas podem ajudar a salvar vidas com essa simples atitude”, afirma.
Cerca de 15 minutos e uma leve picadinha indolor já são suficientes para ajudar a salvar a vida de até três pessoas por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado. Apenas 1,8% da população brasileira é doadora de sangue, enquanto o percentual recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que entre 3% e 5% pratiquem este ato solidário.

Veja como é fácil doar
Os interessados em doar precisam pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados pelo responsável legal, e para aqueles que estão na faixa de 60 a 69 anos, é preciso apresentar o comprovante de alguma doação anterior já realizada).
O voluntário também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing recentemente precisa aguardar um ano após o procedimento, exceto piercing na língua ou região genital. Nesses casos, a doação está liberada somente um ano após a retirada. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Além disso, o interessado não pode ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, não pode ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias, não pode ter tido sífilis, Doença de Chagas ou Aids nem diabetes em uso de medicações. Quem se vacinou recentemente, deve aguardar 30 dias em caso de febre amarela ou sarampo e 2 dias em caso de gripe ou HPV. Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, deve entrar em contato antes com o Banco de Sangue para confirmar se poderá ou não realizar a doação.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.
A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355, site https://www.doesanguedoevida.com.br/doar-sangue-petropolis ou Facebook @doesangue.bsst.


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE