PUBLICIDADE


 


Herzlich willkommen! É como se diz bem-vindo em alemão. E Petrópolis deu as boas vindas à Semana da Língua Alemã nesta sexta-feira (05.04), no Palácio de Cristal. A abertura do evento, que está em sua quarta edição - mas chega pela primeira vez à Cidade Imperial - contou com a presença do cônsul geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Klaus Zillikens, e do cônsul geral da Suíça no Rio de Janeiro, Rudolf Wyss. Cidade construída com a ajuda dos colonos alemães, a dança – uma das heranças deixadas por eles – foi a principal atração da abertura.
Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam entre até o dia 14 de abril a quarta edição da Semana da Língua Alemã. A iniciativa realizará mais de 800 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. Em Petrópolis, são 20 atividades em diversos locais e o evento vai contar compalestras, apresentação de grupos folclóricos, exposição de trajes típicos, contação de histórias, entre outras atividades, todas gratuitas.
 “Estamos muito felizes de receber esse importante evento na cidade, que tem tudo a ver com Petrópolis. Os colonos alemães fazem parte da nossa história, das nossas raízes e todo movimento para lembrar a cultura desse povo é importante para o município”, frisa o prefeito Bernardo Rossi. “Se não defendermos a nossa história, como vamos olhar pro nosso futuro? Por isso que acredito que a educação é a base de tudo. E a língua aproxima os povos. E nada mais é do que cultura. Esta sendo um prazer enorme apoiar esse evento”, completa o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Marcelo Florencio.
Durante a solenidade de abertura, o cônsul da Alemanha destacou que Petrópolis é uma cidade que preserva a influência da cultura alemã. “E a Semana da Língua Alemã vai fortalecer o patrimônio cultural alemão na Região Serrana”, disse. “É um grande prazer pra mim estar presente em Petrópolis. Na Suíça são faladas quatro línguas e uma delas é o alemão, por isso estamos participando de todos os eventos da Semana”, completou o cônsul da Suíça.
A abertura da Semana, que tem como um dos objetivos despertar o interesse dos brasileiros para o idioma, contou com sete grupos de dança folclórica da cidade. Neste sábado, acontece o Congresso Nacional da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), no salão paroquial da Igreja Luterana, com a presença de diversos palestrantes. Até o fim da Semana, acontecem atividades também no Palácio de Cristal, na Casa Stefan Zweig, no Museu Casa do Colono, entre outros.
O evento em Petrópolis, que é apoiado pela prefeitura, através da Turispetro e do IMCE, é organizado pela Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECAB), o Clube 29 de junho, o Instituto Bingen, e a Associação dos Grupos Folclóricos de Petrópolis (AGFAP).
A programação está disponível na internet, no site: http://semanadalinguaalema.com.br/.





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE