PUBLICIDADE


 


Campanha emergencial sensibiliza doadores para repor estoques que estão abaixo do esperado

A solidariedade humana salva muitas vidas. Por isso, o Banco de Sangue Santa Teresa está pedindo ajuda da população a praticar o gesto voluntário de doar sangue, principalmente O+, para repor seus estoques que encontram-se abaixo da média esperada neste tipo sanguíneo.
O sangue O+, pode ser utilizado por pessoas com sangue A+, B+, AB+ e o próprio O+, por isso é fundamental que esteja presente nos estoques.
Segundo Rodrigo Moreira, líder de captação, os estoques estão muito abaixo do ideal como reflexo do último feriadão que teve números baixíssimos de doações antes, durante e depois, e também em decorrência de haver muitas pessoas gripadas atualmente. “Precisamos receber, no mínimo, 80 pessoas por dia para retomar o estoque saudável”, reforça Moreira.
Veja como é fácil doar
Os interessados em doar precisam pesar, no mínimo, 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados pelo responsável legal, e para aqueles que estão na faixa de 60 a 69 anos, é preciso apresentar o comprovante de alguma doação anterior já realizada). O voluntário também não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing recentemente precisa aguardar um ano após o procedimento, exceto piercing na língua ou região genital. Nesses casos, a doação está liberada somente um ano após a retirada. Quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.
Além disso, o interessado não pode ter contraído hepatite após os 11 anos de idade, não pode ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias, não pode ter tido sífilis, Doença de Chagas ou Aids nem diabetes em uso de medicações. Quem se vacinou recentemente, deve aguardar 30 dias em caso de febre amarela ou sarampo e 2 dias em caso de gripe ou HPV. Em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias, deve entrar em contato antes com o Banco de Sangue para confirmar se poderá ou não realizar a doação.

Serviço:
Banco de Sangue Santa Teresa
Dentro do Hospital Santa Teresa - Térreo
Endereço: Rua Paulino Afonso, 477, Bingen – Petrópolis
Horário: qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h
Telefones: (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.
Estacionamento conveniado durante a doação no próprio Hospital

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE