PUBLICIDADE


 


Entre os dias 14 e 19 de maio o Museu Casa do Colono realizará uma programação especial para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). O objetivo é promover, divulgar e valorizar a importância da instituição museológica no circuito cultural petropolitano para a estimular a visitação e criar maior vínculo com a comunidade. Instituições de todo os país comemoram a data com a 17ª Semana Nacional de Museus.
A cada edição da Semana, temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), instituições culturais são convidados a fomentar discussões e a promover diversas atividades em torno de um tema inspirador. Esse ano o tema é "Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições", propondo assim um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura.  
Segundo dados do IBRAM, neste ano, ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, exposições, atividades educativas, debates e apresentações musicais, exibição de filmes, palestras, cursos e etc. O Museu Casa do Colono, além de oferecer visitas explicativas, dispõe também de um Programa Educativo, intitulado “Divirtam-se conhecendo o Museu”, que conta com o apoio de parceiros, entre eles está o Projeto de contação de histórias “Minha Cidade tem História para Contar”, de autoria da historiadora Vânia Nicolau, que proporciona ao público uma viagem no tempo de forma lúdica e interativa.
De acordo com a museóloga da prefeitura, Ana Carolina Vieira, muitas vezes, a influência germânica em Petrópolis passa despercebida entre os moradores da Cidade Imperial, mas essa herança dos colonos alemães está presente até hoje no nosso dia-a-dia, como na gastronomia, na arquitetura pela cidade, nos nomes dos bairros, ruas e sobrenomes das famílias, na música e nas danças. “O Museu Casa do Colono preserva todo um patrimônio cultural relacionado à essa memória, através de objetos de uso doméstico e de trabalho, mobiliários e fotografias, do tempo em que os colonos chegaram ao município, complementa a sua função social com o seu Programa Educativo, ressaltando a importância dessa cultura para a cidade. Atividade totalmente gratuita mediante agendamento, público alvo é principalmente de escolas da região”, explica. 
 “Ao preservar nosso patrimônio cultural musealizado, os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências que despertam para a vida em sociedade, a importância das memórias no fortalecimento da cidadania, das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura”, completa a museóloga.
O Museu Casa do Colono também participará pelo 2º ano consecutivo da “Museum Week”, ação de marketing cultural que promove instituições culturais nas redes sociais. Este ano a "#Museum Week 2019" será simultaneamente à Semana Nacional de Museus. A #Museum Week 2019 consiste em uma campanha virtual, na qual museus e instituições culturais de todo o mundo têm oportunidade de divulgar bastidores, curiosidades e atividades relacionadas a um tema diferente por dia, através das redes sociais. A iniciativa visa ampliar a comunicação entre as instituições e o público e promover a construção de relacionamentos. A #Museum Week 2019 no Brasil é coordenado pelo Conselho Internacional de Museus/ Icom-BR.
  
Serviço:
Museu Casa do Colono
End. Rua Cristovão Colombo, 1034, Castelânea 
Horário: de terça a domingo, das 8h30 às 16h.
Tel. (24) 2247-3715


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE