PUBLICIDADE


 



A temática deste ano apresenta os temas “Memória e a Diversidade Cultural Brasileira”

Um evento no Museu Imperial, em Petrópolis, marca a apresentação da edição de 2019 da Festa Literária da Serra Imperial, a FLISI, que este ano trabalhará o tema “Memória e Diversidade Cultural Brasileira”. O encontro marcado para as 14h30, no Cine Teatro, contará com a presença dos mediadores das atividades da Festa e que fazem parte do conselho curador, entre eles: Leandro Garcia (biografia), Elena Welper (biografia), Patrícia Souza Lima (biografia) e Lara Sayão (biografia). A programação é voltada para diretores, professores e mediadores de leitura da rede pública federal, estadual e municipal.

“Cada um deles comentará os assuntos que serão abordados nas mesas e falarão sobre os autores convidados e os livros que serão lançados e autografados após as atividades”, explica Cristina Oldemburg, idealizadora da FLISI e diretora/presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento.

A Festa Literária da Serra Imperial é uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que acontecerá em Petrópolis de 2 a 5 de outubro, em quatro pontos históricos da cidade: Museu Imperial, Casa da Educação Visconde Mauá, Casa Cláudio de Souza e Cervejaria Bohemia, com uma vasta programação envolvendo grandes nomes da literatura brasileira. 

“A memória dos eventos passados é uma potência formadora da identidade dos indivíduos, assim como a memória coletiva contribui para formar a identidade sociocultural de um povo”, acrescenta Cristina Oldemburg, dizendo ainda que “o filósofo francês Henri Bergson nos ensinou que a memória é uma força virtual capaz de se atualizar: a memória afeta nossa ação, o passado toca o presente. Quando lidamos com a memória, equilibramos o mundo dos sonhos e dos ideais, com a realidade concreta do presente. Toda ação se enriquece de passado e, por isso, a FLISI se preocupa tanto em valorizar as diferentes memórias brasileiras: literárias, poéticas, audiovisuais e históricas”.

Cristina abrirá o workshop falando sobre a instituição a importância da Festa Literária da Serra Imperial para a cidade e para o desenvolvimento cultural e social da população. Após o evento, o Instituto presenteará os participantes com livros de literatura brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE