PUBLICIDADE


 



O evento acontece em diferentes pontos históricos da cidade com o tema “Memória e Diversidade Cultural Brasileira”


Com o tema "Memória e Diversidade Cultural Brasileira", a 4ª edição da Festa Literária da
Serra Imperial acontece em Petrópolis de 2 a 5 de outubro, em quatro pontos turísticos de Petrópolis: Museu Imperial, Casa da Educação Visconde Mauá, Casa Cláudio de Souza e Cervejaria Bohemia. O evento é uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que reúne grandes nomes da literatura brasileira. Para participar basta fazer a inscrição pelo site www.flisi.com.br. Toda a programação é gratuita.


"A memória dos eventos passados é uma potência formadora da identidade dos indivíduos, assim como a memória coletiva contribui para formar a identidade sociocultural de um povo", destacou a idealizadora da FLISI e diretora/presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, Cristina Oldemburg.


A abertura da FLISI 2019 está marcada para quarta-feira (02.10), às 16h30 com a apresentação do Coro de Câmara da Universidade Católica de Petrópolis, com regência do maestro Antônio Gastão. Em seguida, às 17h, Roberto DaMatta e Elena Welper lançam o livro "Chamado da Selva" e participam da mesa “Da Literatura à Etnografia: Influências do Romantismo na Antropologia”. Às 18h30, começa o encontro a “A História da Amazônia”, com o escritor Márcio Souza, romancista, diretor de teatro e ópera, tendo como mediadora, a historiadora Patricia Souza Lima. Ao final, Márcio Souza lançará a obra “A História da Amazônia – Do período pré-colombiano aos desafios do século XXI”, com direito a autógrafos.


Na quinta-feira (03.10), a Casa da Educação Visconde de Mauá recebe às 8h30, a Contação de História a “Semente da Verdade”, de Patrícia Angel Secco, com a convidada Mary de Paulla. Às 9h30, acontece o Lançamento Literário “Coração Alfabetizado”, da autora Janir Lage, com a participação do Coral dos Anjos. Já na parte da tarde, serão dois lançamentos: às 14h "Eu quero, Eu quero", da autora Magda Hruza Alquéres, e às 15h, o "O Reino dos Livros Esquecidos", de Catarina Maul, com a participação de Thiago Gabrig. Na quinta-feira, também tem programação no Museu Imperial a partir das 14h. Serão quatro Encontros: “Guardados Poéticos”, com a participação dos atores Zezé Motta, Eli Ferreira e David Junior, às 14h; “Mitologia e Lendas de Matriz Africana”, às 15h15; “A Voz do Povo Negro”, a partir das 16h30; e “A África é Aqui: Direitos e Demandas da População Afrodescente”, às 20h, com os convidados Luiz Antonio Simas e Eliana Alves Cruz. Na mesma noite, Luiz Antonio Simas fará o lançamento de seu livro “O Corpo encantado das ruas”. Ainda no Museu Imperial, às 18h30, será apresentada a peça teatral "Um Sarau Imperial".


O terceiro dia de programação da FLISI começa cedo. Na parte da manhã haverão Contações de Histórias "O Pássaro sem Cor”, de Luís Norberto Pascoal, às 8h30, e "Euzinha", de Kátia Rocha, a partir das 9h30. O artista Rodrigo CB comanda duas oficinas de Arte Educação, com início previsto para as 9h. Abrindo a programação da parte da tarde, às 14h, o Teatro Cesgranrio apresenta "Mistureba, As Cores do Mundo”. Em seguida, às 15h, acontece a Contação de História "A Felicidade das Borboletas", de Patrícia Rangel. Às 15h30, é a vez da apresentação do Corpo de Ballet da Casa de Educação.


Ainda no dia 4, a Casa Cláudio de Souza recebe às 18h a palestra “Sertão, Serra e Letras: Euclides da Cunha em Atravessamentos”, ministrada pela convidada Anabelle Loivos. Já no Museu Imperial, a programação começa às 14h, com a apresentação dos alunos do colégio Dom Pedro II, com o “Slam Poético Leitores Além do Século”. Logo após, às 15h, o público poderá participar do Lançamento Literário “Meu Grito Primal”, do autor Caçula. Às 18h30, o Teatro Um Sarau Imperial entra em cena com mais uma apresentação. Encerrando a programação de sexta-feira, às 20h, Eduardo Jardim e Faustino Teixeira participam da Mesa “Diversidade Religiosa: A Construção da Paz entre os Diferentes”, mediada por Leandro Garcia, que fará o lançamento do livro “Correspondência entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima”.


A quarta edição da Flisi encerra sua programação no sábado (05.10), no Pátio Cultural da Cervejaria Bohemia. Às 12h15, acontece o Sarau Encontro de Poetas da Língua Portuguesa e, no decorrer da tarde terão Brindes Literários, com lançamentos de obras como: “Entremente”, de Marcio Avelino e “O Córrego, de Lázaro Cassar, às 14h; “Sol de Sagitário”, de Catarina Maul e Eduardo Soares, às 16h, com a participação da Dueto astrologia, de Sarah Lemos e Paulo Marco de Carvalho; e “Paixão e Esperança”, de Felipe Candiota, às 18h. A novidade deste ano, é o “Microfone Aberto” na programação de poesia, onde o público poderá ter voz e participar recitando suas poemas ao vivo. Finalizando o sábado, às 19h, Agnes Mariá, Mauí e Valentine apresentam a performance Poetas Vivos, um coletivo que surgiu em Porto Alegre, em 2018, e hoje reúne mais de 30 artistas que realizam intervenções culturais em diversas partes do país.


"Nossa sociedade se formou a partir das influências recebidas de diferentes ciclos migratórios, com destaque para europeus e africanos, que em nossas matas encontraram as culturas indígenas. Tomar consciência da história da nossa nação significa valorizar as ações daqueles que contribuíram para que chegássemos ao patamar social dos dias de hoje, por isso a importância da literatura, da arte e da FLISI. Queremos abrir este universo e falar sobre memória e diversidade”, conclui a idealizadora da Festa, Cristina Oldemburg.


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE