Dentro da programação da 4ª edição da FLISI - Festa Literária da Serra Imperial está marcada para sexta-feira (04.10), às 20h, no Museu Imperial, a mesa "Diversidade Religiosa: a construção da paz entre os diferentes", composta pelos convidados Eduardo Jardim e Faustino Teixeira. O encontro será mediado por Leandro Garcia, que fará o lançamento do livro “Correspondência entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima”. O evento é uma iniciativa do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, que reúne grandes nomes da literatura brasileira. Para participar basta fazer a inscrição pelo site www.flisi.com.br. Toda a programação é gratuita.
A Mesa tem por objetivo criar um debate sobre a harmonia das diferenças ideológicas, humanas e religiosas, com um grande questionamento: Será que esta harmonia é possível na atual sociedade? A busca pela resposta será discutida com base no conteúdo do livro "Correspondência entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima”, de Leandro Garcia, publicado este ano, no qual o autor reúne cartas que foram trocadas por 19 anos entre Mário e Alceu, que apresentam divergência de ideias, porém com muita cordialidade, tolerância e respeito entre os correspondentes.
“Queremos discutir algo tão complexo nos dias de hoje: liberdade e respeito religioso e ideológico, tendo como base as correspondência entre Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade, que eu organizei e publiquei no início deste ano. Logo em seguida,
haverá possibilidade de se obter o livro pelos interessados, que estará à venda no local, com o carinho da minha dedicatória e autógrafo", destacou Leandro Garcia, que é doutor e pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio; pós-doutor em Teologia pela Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte e professor de Teoria Literária da UFMG.
Segundo Eduardo Jardim, a troca das cartas é uma cordial discordância.
"Dramáticas, mas cheias de afeto, cartas entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima mostram que divergir pode ser uma arte", disse. Ainda de acordo com Eduardo, “este importante conjunto de cartas é publicado em versão integral, pela Edusp e Puc-Rio, com organização e notas de Leandro Garcia Rodrigues. O volume é enriquecido com anexos que contém os comentários que os amigos fizeram um sobre o outro em artigos e notas, algumas inéditas".
A 4ª edição da Festa Literária da Serra Imperial acontece até o dia 5 de outubro, em quatro pontos turísticos de Petrópolis: Museu Imperial, Casa da Educação Visconde Mauá, Casa Cláudio de Souza e Cervejaria Bohemia.

Leia Também