PUBLICIDADE


 



A iniciativa da Academia Aeróbica em parceria com a Frente Nacional de Combate ao Câncer – FNCC -  acontecerá na próxima quarta-feira, dia 27/11, na sede da mencionada ONG, com um evento voltado ao público em geral, bem como a familiares e pacientes oncológicos, com o intuito de despertar a importância do exercício físico na luta contra o câncer.
A ação correrá entre 17h e 19h e propõe uma divertida programação com um bate-papo especial sobre exercício físico, com o Dr. Estevão Scudese; um depoimento da Day Sant´Anna, do Blog Viver Eu Quero, que foi diagnosticada com câncer de mama em 2016; será finalizada com uma aula de zumba com a Professora e DJ Maya e é, claro, contará com muita interação.
O evento ainda agregou outras pessoas dispostas a colaborar em prol do bem e contará com brindes que serão sorteados entre o público, como uma pintura a óleo da artista Solange Benevides, bem como um voucher de micropigmentação de sobrancelhas com a designer Linda Feitoza, além de um delicioso lanche proporcionado por uma parceira amiga do Blog e o apoio da cerimonialista Alessandra Amaral e o fotógrafo Renne Raibolt
O INCA e diversos órgãos internacionais alertam que a epidemia da inatividade física traz um alto custo à saúde da população e inúmeros estudos científicos apontam para o sedentarismo como fator de risco isolado para o desenvolvimento de diversas doenças, dentre elas vários tipos de cânceres.
Outra questão importante é que o poder do exercício físico no universo da Oncologia é mais amplo do que as pessoas imaginam.
“O exercício físico vai atuar em três grandes frentes no combate ao câncer: a prevenção, o tratamento e a sobrevivência”, afirma o Doutor em Ciências pela UNIRIO, Estevão Scudese.
Ao longo dos últimos anos, a American Society Of Clinical Oncology, a ASCO, considerado o maior evento de oncologia no mundo, apresentou muitos estudos que demonstram os benefícios do exercício para diminuir a fadiga oncológica para pacientes em tratamento, bem como a redução do risco de recidiva para quem já sofreu com a doença.
“Conversando com meu oncologista descobri que se praticasse atividade física regularmente diminuiria em até 60% o risco de ter um câncer de mama novamente. Ele estava me dando a possibilidade de usar meu próprio corpo ao meu favor e com uma estatística incrível. Tenho algumas limitações decorrentes dos tratamentos, então busquei uma academia séria e um personal trainer qualificado para me treinar e ao mesmo tempo dar a assistência necessária para lidar com os meus limites. Está dando super certo há mais de 2 anos!” conta a blogueira Day Sant´Anna.
“Nós fomos geneticamente programados para nos movimentar. Portanto, a falta de atividade em conjunto com o excesso de oferta de alimento e energia já é por si só uma situação artificial que irá gerar consequências metabólicas negativas. Já está bem estabelecido que o sedentarismo é fator de risco para o desenvolvimento da doença. Além disso, quando há indicação para a prática, o exercício físico tem o potencial de aprimorar as valências físicas do paciente, o que aumenta as chances de sobrevivência, além de acelerar a recuperação reduzindo as chances de recidiva”, afirma o professor Estevão.
Aos interessados em participar do evento a sugestão de entrada é a doação de um pacote de fralda geriátrica. A ONG assiste diversos pacientes em tratamento que precisam do material e as fraldas serão muito bem vindas.
A sede da FNCC fica a rua Monsenhor Bacelar, 569, Valparaíso, em frente ao Colégio Terra Santa.


Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE