casa onde viveu D. Pedro em Petrópolis
Pálácio Imperial em Petrópolis


O Museu Imperial, unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus/Ministério do Turismo, possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II, reunindo cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos. Desde sua abertura ao público, em março de 1943, o Complexo do Palácio Imperial de Petrópolis já recebeu mais de 18 milhões de visitantes.
Em 2019 o Museu Imperial atingiu seu recorde histórico de público, com um total de 446.932 pessoas entre visitantes, participantes de eventos e pesquisadores presenciais.
O surgimento do espetáculo Som e Luz, em 2002, e da dramatização Um Sarau Imperial, em 2007, contribuiu para o aumento da visitação ao complexo.  No último ano, 35.224 pessoas assistiram às atrações.
Com cerca de 250 mil documentos, o Arquivo Histórico do Museu Imperialrecebeu, em 2019, 224 pesquisadores presenciais. Outro setor muito requisitado para pesquisas é a Biblioteca, que possui um acervo de 60 mil títulos de história do Brasil, biografias e artes, e, no ano passado, foi consultada por 940 pessoas.
O setor de Educação do Museu Imperial, que promove visitas mediadas ao Palácio Imperial e atividades da Biblioteca Rocambole, voltada para o público infantil, atraiu 62.333 pessoas em 2019, entre estudantes e professores de escolas públicas e particulares.
Os eventos promovidos pelo Museu Imperial no último ano, que incluíram concertos, debates, filmes, seminários e palestras, somaram 9.121 participantes. Destaque para o filme “Nos Jardins do Museu Imperial – histórias vividas nos jardins do Imperador”, lançado na 13ª Primavera dos Museus, atraindo 369 espectadores durante a semana em que foi exibido no Cineteatro da instituição.
A Casa de Cláudio de Souza, seccional do Museu Imperial, desde 2011 recebe visitas guiadas e eventos culturais gratuitos. Em 2019, 6.925 visitantes conheceram a casa.
Para o ano de 2020, o Museu Imperial prepara uma programação ainda mais completa, procurando oferecer opções de entretenimento cultural e de conhecimento para um público cada vez mais diversificado.

Serviço
Museu Imperial/Ibram/Ministério do Turismo 
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300

Confira tudo em primeira mão acessando o Petrópolis em Cena: @petropolisemcena


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis