O tão esperado Carnaval chegou. Nada como dias de descanso e festa para aliviar a pressão do dia a dia, afinal ninguém é de ferro. Muita gente faz planos além da folia para resolver diversos assuntos, organizar a vida, mas chega ao final sem cumprir boa parte.
A especialista em produtividade Tathiane Deândhela dá oito dicas para tornar esse período mais proveitoso, sem cair no tédio. “Depois de passar muitas vezes por essa situação, comecei a pesquisar sobre o assunto. Foi assim que encontrei novas formas de estimular a minha criatividade e transformar o meu ócio em tempo produtivo”, comenta.
Não é preciso ter dinheiro para conseguir vencer o tédio e aproveitar para começar novos hábitos. Basta estar disposto a se movimentar e vencer a preguiça.
Algumas atividades são divertidas e custam pouco. Fazer caminhadas, piquenique, passear em parques, visitar amigos e família para bater papo, jogar jogos, se divertir, são alguns exemplos. E por que não começar a aprender coisas novas como um novo idioma assistindo filmes e seriados? E organizar a casa? Esses momentos são ótimos e necessários para planejar os próximos passos para alcançar aquele sonho.

1) Aproveitar os parques
A atividade pode ser feita sozinha ou na companhia de alguém, e ainda dá para levar o cachorrinho para passear, por exemplo.  “Esse tipo de atividade não somente é bom para a sua saúde física como também para a mente. E tudo o que você precisa é de um par de tênis e uma roupa confortável. Ouvir podcasts enquanto estiver caminhando também é uma boa alternativa. Isso faz com que foquemos no áudio e estimulemos o cérebro constantemente”, aconselha Tathiane.

2) Passar tempo com quem ama
Seja para um jogo ou para uma boa conversa, estar entre amigos e família é uma das melhores maneiras de passar o tempo. Não existe tédio quando estamos cercados de pessoas que nos fazem bem. “Durante o decorrer do ano, nós estamos sempre tão ocupados que às vezes até nos esquecemos disso. Então aproveite esse período de recesso e ligue para os seus amigos e combinem de fazer algo”, sugere a especialista.

3) Assistir filmes e séries interessantes
Neste item a sugestão de Deândhela é ter equilíbrio. “Aqui precisa tomar muito cuidado! É muito fácil perder a noção de tempo quando estamos envolvidos com esse tipo de entretenimento”. Algumas sugestões de filmes inspiradores da lista de Tathiane são: JobsWalt Disney antes do MickeyO lobo de Wall StreetA vida é belaO amor é contagiosoO Senhor estagiárioCoach CarterO poder além da vidaÀ procura da felicidade e A prova de fogo.

4) Fazer palavras cruzadas
Esse tipo de atividade é muito estimulante para a mente. A ideia é escolher algo que seja divertido e que faça pensar, pode ser palavra cruzada, Sudoku, xadrez, quebra-cabeças, caça-palavras etc.

5) Leituras estimulantes
Seja ficção ou não, ler é sempre uma ótima opção. Independente do formato (físico ou digital), existem infinitas opções para os que amam as palavras. Algumas sugestões são: Faça o tempo trabalhar para vocêComo fazer amigos e influenciar pessoasO poder do agoraTríade do tempoMais tempo mais dinheiroPaixão por vencerA pirâmide do sucesso e Empresas feitas para vencer.

6) Dançar
Aproveitar bem o tempo significa se divertir das melhores maneiras que você conseguir. O tédio não tem vez quando colocamos nossa música favorita e dançamos como se não houvesse amanhã. Mesmo que você seja tímido, “não se reprima”. Feche a porta do quarto, coloque seus fones de ouvido e não se preocupe com o que os outros vão pensar.

7) Começar a aprender coisas novas
Pode ser um idioma, uma receita, algo relacionado à sua profissão. No YouTube, por exemplo, existem vários canais que ensinam todo tipo de coisa, basta encontrar algo que a pessoa goste.

8) Pensar no futuro
Quantas vezes por ano você costuma estabelecer planos de ações para alcançar os seus objetivos? Apesar de muitos considerarem essa a atividade mais tediosa do mundo, pensar no futuro pode ser, na verdade, muito bom. “Eu gosto tanto que planejo a cada semana as atividades mais importantes que devo realizar. Organizar o armário, a casa e a sua agenda são os primeiros passos para isso”, acrescenta. 
Por fim e não menos importante, o descanso deve fazer parte do planejamento. Dormir faz bem para o corpo e para a mente, além de contribuir para melhorar o aproveitamento de todas as outras atividades. Portanto, o que precisamos priorizar em nosso dia a dia, inclusive no feriado, não é uma rotina extenuante, mas um planejamento adequado. “Nossas tarefas devem incluir, inclusive, usufruir do descanso (mais do que merecido) necessário”, finaliza.

(*)Tathiane Deândhela é especialista em Marketing (FGV), Negociação (Universidade de Harvard), Liderança (Universidade de Atlanta e Universidade de Ohio). Como especialista em Produtividade escreveu o best-seller: “Faça o tempo trabalhar para você”.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis