A festa da folia terá apresentações musicais e atividades de lazer alusivas acontecendo em diversos espaços



Unidades do Sesc RJ em todo o estado estão desde o início do mês com diversas atividades carnavalescas em sua grande de programação para celebrar a maior festa do planeta. E nesta semana, a agenda vai se intensificar. Em Petrópolis, Sesc Quitandinha e Sesc Nogueira oferecem ao público programas para todos os gostos, que vão de apresentações musicais até atividades recreativas e de lazer alusivas ao Carnaval. A programação de Petrópolis, que pode ser consultada no site do Sesc RJ (www.sescrio.org.br), é toda gratuita, começando na sexta-feira, 21/2, e se estendendo até o dia 25, terça-feira.

Sesc Quitandinha
A programação se concentra no entorno do lago, principal cartão postal da cidade. A agenda começa no sábado, dia 22/2, com oficinas e brincadeiras para toda a família, como desfile de fantasias, guerra de bexigas, esportes, brincadeiras de rua e oficinas diversas. O público poderá também conhecer o Bloco da Quitanda, resultado de uma oficina de musicalização em que os participantes desenvolveram seus próprios instrumentos com materiais diversos. No domingo (23/2), a folia segue com um Baile de Marchinha de Carnaval. Nos dias seguintes o destaque são as apresentações dos tradicionais blocos do Rio de Janeiro Empolga às 9 (24/2) e Mulheres de Chico (25/2). A programação se completa com oficinas de adereços e de brinquedos artesanais. Dias 24 e 25, o público poderá aprender a dançar samba, frevo, maracatu e axé em uma oficina de ritmos musicais. Em caso de chuva, as atividades serão transferidas para dentro do palácio.

Sesc Nogueira
Atividades carnavalescas e alusivas tomarão todos os espaços da unidade. No dia 21, sexta-feira, na Sala de Ginástica tem pilates carnavalesca e o Ginásio, os jogos cooperativos carnavalescos. No dia 22, tem o espetáculo “Gambiarra Lixofônica”, divertido projeto circense e musical que procura conscientizar o público sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. UM Baile de Mascara encerra a programação do dia 23. Já dia 24 a programação matinal inclui o Bloco Dente de Leite, com uma apresentação musical dirigida para crianças de 0 a 3 anos. À tarde, quem se apresenta é o Bloco Fole & Folia, que mistura ritmos nordestinos ao carnaval. A programação se estende até o dia 25 com uma agenda variada, que inclui também oficinas de adereços e outras atividades recreativas e de lazer.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

SESC QUITANDINHA
BLOCO EMPOLGA ÀS 9
24/2, 16h
O bloco que tem 16 anos de existência e é, atualmente, um dos maiores e mais conhecidos no Carnaval de rua do Rio de Janeiro. O repertório vai de sambas-enredo ao rock, passando por diversas referências da música universal. Tudo isso se mistura e se transforma pelas mãos dos seus integrantes, resultando numa apresentação única que junta tradição e modernidade. O bloco assume sua formação de palco com instrumentos de percussão de escola de samba, um baixo, uma guitarra, um cavaquinho e dois cantores que se revezam, apresentando um show alegre e eletrizante. O Grupo já se apresentou em vários palcos pelo Brasil, passando por importantes capitais como São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Belém e Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde construiu um público fiel e se abastece de referências para seu caldeirão musical. Todas essas possibilidades fizeram do Empolga às 9 a atração perfeita para aqueles que buscam diversão e alegria, com inteligência e cultura.
Local: entorno do Lago Quitandinha.

BLOCO MULHERES DE CHICO
25/2, 16h
No seu décimo terceiro ano de batucada e para celebrar os 75 anos do músico Chico Buarque de Holanda, seu inspirador, o bloco Mulheres de Chico extrapola o palco apresentando a interseccionalidade do feminino hoje, a discussão de suas múltiplas possibilidades, interjeições e complexidades. Não somente diversas, tantas mulheres. Através do show Todas, o universo feminino de Chico Buarque, o bloco percorre espaços redescobrindo lugares, experiências, coletivos, ensaios, instrumentistas e cantoras a partir das canções do seu mundo que abordam o universo feminino. Com produção executiva de Thiago Fraga, o show musical faz um mergulho no diverso mundo feminino das canções de Chico Buarque. Histórias de uma gata, das Muchachas de Copacabana, do meu amor e da morena de Angola nas versões de artistas contemporâneas e do feminino hoje, rediscutem o quanto todas as moças estão diferentes com suas próprias falas e cantos.
Local: entorno do Lago Quitandinha.

SESC + DIVERSÃO
22/2 a 25/2, 11h às 16h
Espaço atrativo para o lazer com ações de caráter recreativo. Durante o período de carnaval, a programação aposta na diversidade de oficinas e brincadeiras para toda a família, abrangendo faixas etárias distintas. Dentre as atividades programadas temos:  guerra de bexigas, esportes, brincadeiras de rua, oficinas diversas, desfile de fantasias e muito mais.
Local: entorno do Lago Quitandinha.

BLOCO DA QUITANDA
22/2, 10h às 14h
Apresentação do Bloco da Quitanda, resultado de uma oficina de musicalização realizada no mês de fevereiro. Os instrumentos musicais foram confeccionados durante as aulas pelos próprios participantes, de 12 a 16 anos, com materiais reutilizados e facilmente encontrados no ambiente doméstico, como grãos, latas e garrafas vazias, baldes, etc. Local: área do entorno do Lago Quitandinha.
10h

ADEREÇOS CARNAVALESCOS
22/2 a 25/2, 10h às 14h
A oficina tem o objetivo de dar a oportunidade de uma criação coletiva, envolvendo toda a família na confecção de máscaras, colares, fantasias, entre outros acessórios que representem toda a criatividade presente no Carnaval, além de resgatar e valorizar essa festa como expressão artística.
Local: entorno do Lago Quitandinha.

BRINQUEDOS ARTESANAIS
23/2, 11h às 16h
Venha aprender a confeccionar brinquedos elaborados de forma simples e criativa, como barangandão arco-íris e outros.
Local: entorno do Lago Quitandinha.

RITMOS DE CARNAVAL
24/2 e 25/2, 11h às 14h
Aula livre de dança na Praça do Lago Quitandinha que irá proporcionar uma vivência dos principais ritmos de Carnaval, ligado à tradição brasileira, tais como: samba, frevo, maracatu e axé.
Local: entorno do Lago Quitandinha.

SESC NOGUEIRA
21/02
10h – Literatura – Mediação de Leitura = Biblioteca
Mediação de leitura de acordo com o perfil do público presente. Serão realizadas atividades de incentivo à leitura e que abordem um tema retratado nos livros.

13h – Esporte e Recreação – Espaço Jogo = Rinque de Patinação
Espaço para a realização de Jogos de tabuleiro, jogos de equilíbrio, desafios mentais e brincadeiras para toda família.

14h – Saúde – Orientações sobre IST e doenças transmitidas pelo Beijo = Rinque de Patinação
Orientações sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e doenças transmitidas pelo beijo, abordando esses temas de maneira leve e destacando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

15h – Esporte e Recreação – Pilates de Carnaval = Sala de Ginástica
Oportunidade para participar do nosso carnaval e ao mesmo tempo exercitar o corpo.

16h – Esporte e Recreação – Jogos Cooperativos de Carnaval = Ginásio
Brincar sozinho é legal, mas em grupo fica mais divertido ainda. Isso é o jogo cooperativo. Venha se divertir, onde o que importa é jogar junto!

22/02
8h30 – Esporte e Recreação – Alongamento = Sala de ginástica
Pratique alongamentos que flexibilizam o corpo para evitar problemas músculo-articulares. Venha praticar conosco!

9h30 – Esporte e Recreação – Caminhada = Área Externa
Caminhada de Carnaval, aproveitando a vista e contemplando a natureza da região.

9h30 – Esporte e Recreação – Piques variados = Parque Esportivo
Corra, pule, agache e fuja do seu perseguidor, esse é o momento de muita agilidade com uma grande variação de piques do mundo

10h às 13h – Artes Visuais – Oficina de Estandarte = Rinque de Patinação
A oficina de estandartes carnavalescos tem o objetivo de dar a oportunidade de uma criação coletiva, envolvendo toda a família, utilizando desenho, colagem e imaginação na produção de estandartes que representem a história e a importância desse elemento simbólico nas festividades da cultura popular brasileira, além de resgatar e valorizar o Carnaval como expressão artística.

13h às 17h – Sesc+ Criativo – Oficina de Máscara de Carnaval = Sala do TSI
O projeto Sesc+ Criativo oferece a Oficina de Máscaras de Carnaval, visando estimular a geração complementar de renda no período de carnaval e valorizar a criatividade de cada um. Todos poderão usar a imaginação e confeccionar máscaras de carnaval com diversos tipos de tecido e ainda aprender diferentes técnicas de elaboração.

13h – Esporte e Recreação – Espaço Jogo = Rinque de Patinação
Espaço para a realização de Jogos de tabuleiro, jogos de equilíbrio, desafios mentais e brincadeiras para toda família.
                                                                                                                                                   
14h – Esporte e Recreação – Hidrofolia = Piscina do Parque Esportivo
Hidroginástica no Carnaval vai dar samba!  Uma forma de colocar o corpo para mexer de um jeito bem divertido e queimar muitas calorias. Programação exclusiva para os comerciários.

14h – Saúde – Orientações sobre IST e doenças transmitidas pelo Beijo = Rinque de Patinação
Orientações sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e doenças transmitidas pelo beijo, abordando esses temas de maneira leve e destacando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

15h – Circo – Gambiarra Lixofônica = Rinque de Patinação
Gambiarra Lixofônica é um projeto itinerante de circo e música que traz ao público, uma performance com palhaçaria, malabarismos, equilibrismos e música feita com objetos não usuais, como lixeira, cones de trânsito, marmitas, canos e capacete, de forma lúdica e descontraída, em diálogo/homenagem ao trabalhador brasileiro, com as mais diversas profissões e funções sociais. 

16h – Esporte e Recreação – Oficina recreativa = Rinque de Patinação
Use sua criatividade com materiais de bijuteria e faça você mesmo um belo adereço de carnaval.
                                   
20h30 – Sesc+ Social – Baile de Carnaval da Comunidade = Ginásio – 18 anos
Baile para reviver os grandes carnavais, com uma viagem musical desde marchinhas tradicionais a músicas que embalam nossas vidas até hoje.

23/02
8h30 – Esporte e Recreação – Alongamento = Sala de ginástica
Pratique alongamentos que flexibilizam o corpo para evitar problemas músculo-articulares. Venha praticar conosco!

9h30 – Esporte e Recreação – Piques variados = Parque Esportivo
Corra, pule, agache e fuja do seu perseguidor, esse é o momento de muita agilidade com uma grande variação de piques do mundo.

9h30 – Esporte e Recreação – Caminhada = Área Externa
Caminhada de Carnaval, aproveitando a vista e contemplando a natureza da região.

10h às 13h – Artes Visuais – Oficina de Estandarte = Rinque de Patinação
A oficina de estandartes carnavalescos tem o objetivo de dar a oportunidade de uma criação coletiva, envolvendo toda a família, utilizando desenho, colagem e imaginação na produção de estandartes que representem a história e a importância desse elemento simbólico nas festividades da cultura popular brasileira, além de resgatar e valorizar o Carnaval como expressão artística.

11h – Contação de História – Histórias de Outros Carnavais = Rinque de Patinação
É carnaval, e o Grupo Teatral Povo do Cafundó veste a fantasia para cair nessa folia, e com muitas histórias, marchinhas e alegria, trás essa festa para o universo infantil. “Histórias de outros carnavais”, apresenta 4 histórias divertidas de carnaval.  Todas as histórias são costuradas com marchinhas de carnaval e termina com um bailinho, onde o público presente é convidado a participar tocando e cantando com os contadores.

13h às 17h – Sesc+ Criativo – Oficina de Máscara de Carnaval = Sala do TSI
O projeto Sesc+ Criativo oferece a Oficina de Máscaras de Carnaval, visando estimular a geração complementar de renda no período de carnaval e valorizar a criatividade de cada um. Todos poderão usar a imaginação e confeccionar máscaras de carnaval com diversos tipos de tecido e ainda aprender diferentes técnicas de elaboração.

13h – Esporte e Recreação – Espaço Jogo = Rinque de Patinação
Espaço para a realização de Jogos de tabuleiro, jogos de equilíbrio, desafios mentais e brincadeiras para toda família.

14h – Esporte e Recreação – Hidrofolia = Piscina do Parque Esportivo
Hidroginástica em Carnaval vai dar samba, é essa uma forma de colocar o corpo para se mexer de um jeito bem divertido e gastando muitas calorias. Programação exclusiva para os comerciários.

14h – Saúde – Orientações sobre IST e doenças transmitidas pelo Beijo = Rinque de Patinação
Orientações sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e doenças transmitidas pelo beijo, abordando esses temas de maneira leve e destacando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

16h – Esporte e Recreação – Oficina recreativa = Rinque de Patinação.
Use sua criatividade com materiais de bijuteria e faça você mesmo um belo adereço de carnaval.

20h30 – Esporte e Recreação – Momento Para Dançar – Baile de Máscaras = Ginásio – 18 anos
Projeto que consiste em proporcionar um momento de lazer através da dança, liberdade de expressão, socialização entre pessoas e bem-estar, buscando o incentivo à participação do público. Para o Carnaval realizaremos o Baile de Máscaras.

24/02
8h30 – Esporte e Recreação – Alongamento - Sala de ginástica.
Pratique alongamentos que flexibilizam o corpo para evitar problemas músculo-articulares. Venha praticar conosco!

9h30 – Esporte e Recreação – Caminhada - Área Externa.
Caminhada de Carnaval, aproveitando a vista e contemplando a natureza da região.

9h30 – Esporte e Recreação – Piques variados - Parque Esportivo
Corra, pule, agache e fuja do seu perseguidor, esse é o momento de muita agilidade com uma grande variação de piques do mundo.

10h às 13h – Artes Visuais – Oficina de Estandarte - Rinque de Patinação
A oficina de estandartes carnavalescos tem o objetivo de dar a oportunidade de uma criação coletiva, envolvendo toda a família, utilizando desenho, colagem e imaginação na produção de estandartes que representem a história e a importância desse elemento simbólico nas festividades da cultura popular brasileira, além de resgatar e valorizar o Carnaval como expressão artística.

10h30 às 12h00 – Música Infantil e Saúde – Bloco Dente de Leite convida o Samba Bebê de Petrópolis para Crianças = Parque Esportivo
O Bloco Dente de Leite fará sua estreia no Carnaval do Sesc Nogueira para o público infantil de 0 a 03 anos e seus responsáveis, apresentando um carnaval pra lá de especial e divertido, com muitas brincadeiras. O objetivo do bloco é fazer um espaço voltado para educação em saúde, estimulando o desenvolvimento cognitivo das crianças, hábitos saudáveis e higiene bucal. Durante as atividades teremos intervenções musicais agendadas para grupos de bebês. A programação conduzida pelo “Samba Bebê” será de 30 minutos, com horários de 10h30 às 11h00; 11h00 às 11h30; 11h30 às 12h00.

11h – Literatura – Histórias de Outros Carnavais = Rinque de Patinação.
É carnaval, e o Grupo Teatral Povo do Cafundó veste a fantasia para cair nessa folia, e com muitas histórias, marchinhas e alegria, trás essa festa para o universo infantil. “Histórias de outros carnavais”, apresenta 4 histórias divertidas de carnaval.  Todas as histórias são costuradas com marchinhas de carnaval e termina com um bailinho, onde o público presente é convidado a participar tocando e cantando com os contadores.

13h – Esporte e Recreação – Espaço Jogo = Rinque de Patinação.
Espaço para a realização de Jogos de tabuleiro, jogos de equilíbrio, desafios mentais e brincadeiras para toda família.

13h às 17h – Sesc+ Criativo – Oficina de Máscara de Carnaval = Sala do TSI
O projeto Sesc+ Criativo oferece a Oficina de Máscaras de Carnaval, visando estimular a geração complementar de renda no período de carnaval e valorizar a criatividade de cada um. Todos poderão usar a imaginação e confeccionar máscaras de carnaval com diversos tipos de tecido e ainda aprender diferentes técnicas de elaboração.

14h – Esporte e Recreação – Hidrofolia = Piscina do Parque Esportivo.
Hidroginástica no Carnaval vai dar samba!  Uma forma de colocar o corpo para mexer de um jeito bem divertido e queimar muitas calorias. Programação exclusiva para os comerciários.

14h – Saúde – Orientações sobre IST e doenças transmitidas pelo Beijo = Rinque de Patinação
Orientações sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e doenças transmitidas pelo beijo, abordando esses temas de maneira leve e destacando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

16h – Esporte e Recreação – Oficina recreativa = Rinque de Patinação.
Use sua criatividade com materiais de bijuteria e faça você mesmo um belo adereço de carnaval.

16h – Música – Fole & Folia = Rinque de Patinação – 14 anos
Na festa mais democrática do ano, os sons que vêm do nordeste também têm vez! O Bloco Fole & Folia traz forró, xote, baião, xaxado e arrasta-pé para o carnaval. Reunindo musicistas experientes e entusiastas da cultura popular, o grupo traz sanfonas e percussões para fazer o povo se acabar de dançar! O bloco reúne a experiência de trabalho de distintos projetos culturais já consolidados. Além de propiciar festa e alegria para a população, o Fole & Folia tem a missão de promover a cultura brasileira, especificamente a tradição musical do nordeste. Objetiva também reunir músicos e agentes culturais que atuam na área da cultura popular, especialmente o forró. Sendo um caldeirão cultural que engloba vários ritmos, o forró também abarca várias gerações e classes sociais entre seus admiradores e músicos. Com isso em mente, o Fole & Folia pretende ser um evento de encontro, tão amplo, diverso e democrático como o próprio forró.

25/02
8h30 – Esporte e Recreação – Alongamento = Sala de ginástica
Pratique alongamentos que flexibilizam o corpo para evitar problemas músculo-articulares. Venha praticar conosco!

9h30 – Esporte e Recreação – Piques variados = Parque Esportivo
Corra, pule, agache e fuja do seu perseguidor esse é o momento de muita agilidade com uma grande variação de piques de todo o mundo.

9h30 – Esporte e Recreação – Caminhada = Área Externa
Caminhada de Carnaval, aproveitando a vista e contemplando a natureza da região.

10h – Esporte e Recreação – Mediação de Leitura = Biblioteca
Mediação de leitura de acordo com o perfil do público presente. Será realizado atividades de incentivo a leitura e que abordem o tema retratado nos livros.

10h às 13h – Artes Visuais – Oficina de Estandarte = Rinque de Patinação
A oficina de estandartes carnavalescos tem o objetivo de dar a oportunidade de uma criação coletiva, envolvendo toda a família, utilizando desenho, colagem e imaginação na produção de estandartes que representem a história e a importância desse elemento simbólico nas festividades da cultura popular brasileira, além de resgatar e valorizar o Carnaval como expressão artística.

13h às 17h – Sesc+ Criativo – Oficina de Máscara de Carnaval = Sala do TSI
O projeto Sesc+ Criativo oferece a Oficina de Máscaras de Carnaval, visando estimular a geração complementar de renda no período de carnaval e valorizar a criatividade de cada um. Todos poderão usar a imaginação e confeccionar máscaras de carnaval com diversos tipos de tecido e ainda aprender diferentes técnicas de elaboração.

13h – Esporte e Recreação – Espaço Jogo = Rinque de Patinação
Espaço para a realização de Jogos de tabuleiro, jogos de equilíbrio, desafios mentais e brincadeiras para toda família.

14h – Saúde – Orientações sobre IST e doenças transmitidas pelo Beijo = Rinque de Patinação
Orientações sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e doenças transmitidas pelo beijo, abordando esses temas de maneira leve e destacando a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde.

16h – Música Infantil – Brincando de Brincantes = Rinque de Patinação
O carnaval é uma data fundamental para mobilizar o imaginário sobre a cultura tradicional e o folclore brasileiro. Época de brincadeiras lúdicas, de música e de diversão. Por isso, nesse carnaval não podem faltar atrações culturais que envolvam os pequenos. O Brincando de Brincantes nasceu da vontade de levar também para as crianças toda a experiência acumulada pelos seus idealizadores na pesquisa de cultura e música popular brasileira. Os integrantes do grupo se apresentam fantasiados como personagens do folclore brasileiro e envolvem as crianças com jogos musicais, brincadeiras e um show de música. Marchinhas clássicas, cirandas, cocos, bois e frevos são executados no palco por personagens como a Comadre Fulozinha, a Cuca, a Iara ou o Saci-Pererê.

16h – Esporte e Recreação – Oficina recreativa = Rinque de Patinação
Use sua criatividade com materiais de bijuteria e faça você mesmo um belo adereço de carnaval.




Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis