Como parte das comemorações dos 80 anos do Museu Imperial, nos dias 30 e 31 de março, das 19h às 21h, acontecerá, no Cineteatro da instituição, o seminário “80 Anos de Criação do Museu Imperial: Contextos”, com curadoria de Alessandra Bettencourt Figueiredo Fraguas e Leandro Garcia Rodrigues, ambos da Área de Pesquisa do MI. O evento é gratuito e tem como público-alvo museólogos, historiadores, cientistas sociais, turismólogos, educadores, graduandos e pós-graduandos nas áreas de interesse, profissionais ligados a atividades museológicas e guias de turismo.
Na ocasião serão propostas duasmesas-redondas com o objetivo de debater o cenário político-cultural que levou à idealização de um museu do Império, sediado no Palácio de Petrópolis.

No dia 30 de março, a mesa-redonda terá como tema o contexto político, onde às 19h Luciana Pessanha Fagundes, Doutora em História e Bens Culturais,proferirá a palestra “Memórias da realeza nos dilemas da república brasileira: releituras de D. Pedro II e seu reinado (1889-1943)”. Posteriormente, Maria de Fátima Moraes Argon da Matta, historiadora, arquivista do Museu Imperial (1980-2018), Presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro, abordará o tema “O centenário de nascimento de D. Pedro II: memória e legado”.

Já no dia 31 será discutido o contexto cultural. Às 19h, Helena Maria Bomeny Garchet, Doutora em Sociologia,Professora Titular de Sociologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, fará a conferência “Uma política para o patrimônio na gestão Gustavo Capanema (1934-1945)”. Em seguida, Myrian Sepúlveda dos Santos, Doutora em Sociologia,Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro,proferirá palestra intitulada “Museu Imperial: A Construção do Império pela República”.
O evento é gratuito. As inscrições serão realizadas online de 2 a 20 de março de 2020 através do link: https://forms.gle/C9Soq4Z9cioLmD8y9. Serão disponibilizadas 130 vagas.

Serviço
Museu Imperial/Ibram/Ministério do Turismo
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2233-0300
Visitação: de terça a domingo, das 10h30 às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h 

Preços:
Adultos: R$ 10,00
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$ 5,00
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Mais informações no Site do Museu Imperial


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis