PUBLICIDADE


 

 



Defesa Civil de Petrópolis fará uma campanha de doação de sangue


Houve a redução do número de doações: estoques estão 35% abaixo do ideal


A quarentena criada para evitar a propagação do coronavírus fez com que os estoques do Banco de Sangue do Santa Teresa, no Bingen, caíssem 35%. Por conta disso, os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em Petrópolis farão uma campanha de doação na próxima terça-feira (31.03), às 9h. Todos os tipos sanguíneos são importantes nesse momento.
Segundo Vinícius Pereira, captador do Banco de Sangue Santa Teresa, a doação é necessária já que o local atende as UPAs da cidade, o CTO, o Hospital Unimed e o próprio Hospital Santa Teresa. "A doação de sangue é essencial os pacientes internados nas unidades de saúde e precisamos mobilizar mais doadores nesse momento de crise", disse.

"Vamos mobilizar o nosso efetivo com este objetivo. A ajuda humanitária é uma das principais vertentes da Defesa Civil. Neste momento de crise, é importante que todos possam ajudar", destaca o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato, ressaltando que a ação será organizada sem que ocorra aglomeração de pessoas.
Um único doador pode ajudar até quatro pessoas com a bolsa de sangue. Isso porque o material colhido é separado e podem ser usadas plaquetas, hemácias, plasma e criopreciptado – cada um com uma função diferente.

Como o tempo de armazenagem também varia (por exemplo, as plaquetas, usadas para coagulação, podem ser armazenadas por apenas cinco dias), é necessário que as doações sejam frequentes para atender toda a demanda.
Podem doar todas as pessoas entre 18 e 60 anos, em bom estado de saúde e que pesem mais de 50 quilos. Jovens de 16 a 17 anos também podem doar acompanhados dos responsáveis. Não é necessário fazer jejum, mas é importante não ingerir alimentos gordurosos três horas antes da doação. Também não se deve consumir bebidas alcoólicas 12 horas antes.
As únicas restrições são a diabéticos e pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercing há menos de um ano. Pessoas que fizeram algum procedimento, como endoscopia, só podem doar após seis meses da realização da intervenção. O banco de sangue funciona todos os dias, das 7h às 18h, na Rua Paulino Afonso, 477 – Bingen – ao lado do HST.

Leia também:





Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE