PUBLICIDADE


 

Rodrigo Grazinol e Fabíola Garrido
Rodrigo Grazinol e Fabíola Garrido durante viagem antes da pandemia (Foto: divulgação)

Rodrigo é professor de Biomedicina da UCP

 O trabalho, em co-autoria com outra pesquisadora, dá ênfase nas medidas restritivas de contato interpessoal


São muitas as opiniões referentes ao afastamento social durante a pandemia da covid-19, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde. Para contribuir na compreensão da eficácia dessas medidas restritivas de contato interpessoal, em Petrópolis, o professor de Biomedicina e do mestrado em Direito da UCP, Rodrigo Grazinoli Garrido, escreveu um artigo científico sobre o tema. O trabalho, feito em coautoria com a pesquisadora Fabíola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido, foi publicado na revista Interfaces Científicas - Saúde e Ambiente.

Desde que o mundo percebeu a gravidade do novo coronavírus, ele tem sido o tema principal de diversas publicações que surgem a todo instante. Como pesquisador e educador, Rodrigo se viu como um canal para contribuir na divulgação de informações sérias e verdadeiras sobre o assunto. O artigo faz uma revisão de um grande número de trabalhos, alguns ainda a serem publicados, sobre a covid-19. Além de trazer as principais informações sobre a doença, dá ênfase nas medidas clássicas de saúde pública, relacionadas à restrição de contato interpessoal.

“Como profissional de saúde e educador, tenho a responsabilidade de levar informação às pessoas. Por outro lado, o isolamento fez com que eu e minha esposa, coautora do trabalho, estivéssemos mais próximos e discutindo toda essa tempestade de informação e, sobretudo, a discussão política que foi gerada. Como nós dois somos pesquisadores, não tinha como não para* parar para* ler os textos internacionais mais recentes e compilar em um texto nosso”, explica Rodrigo.

Mais do que traduzir e sintetizar diversos trabalhos sobre o tema, neste artigo os autores buscaram ressaltar a importância do isolamento social para uma eficaz redução da transmissão do vírus.

“A ideia mais original nesse artigo é enfatizar a questão do isolamento. O quanto esse isolamento pode trazer de resultados positivos frente a essa doença. É uma patologia que não conhecemos ainda, com um tratamento específico contra o agente dela, que é o novo coronavírus. Também ainda não tem uma vacina, apesar de se ter muitos estudos sobre, mas a despeito desses estudos de tratamento e prevenção, nós ainda não temos nada. Ai sim, qual é a saída para uma situação dessa? São medidas que remontam à antiguidade, são medidas de isolamento social. Apesar de ser uma prática antiga, são medidas que têm mostrado resultado significativo com a preservação de vidas”, observa o pesquisador.

O artigo científico Covid-19: Um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal pode ser conferido no site ucp.br. O trabalho também será abordado na websérie UCP Online em Tempos de Pandemia, com o professor Rodrigo Grazinoli Garrido, que será exibido no dia 6 de maio no canal do Youtube da Universidade (TV UCP).

Leia também:




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE