PUBLICIDADE


 

 

Retorno das aulas nos laboratórios


Após permissão para a retomada das atividades em laboratórios nas instituições de ensino superior, estabelecida pelo Decreto Municipal nº 1229, de 20 de junho de 2020, o CentroUniversitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), em Petrópolis, elaborou um planejamento de reposição presencial das aulas de laboratório referentes a 2020.1, baseando-se na legislação educacional e com atenção às diretrizes das autoridades sanitárias.

 

“A instituição formalizou a criação de grupos de trabalho nas áreas acadêmica, de proteção à saúde, logística, comunicação, recursos humanos, infraestrutura e tecnologia, a fim de organizar o plano de retorno das atividades práticas laboratoriais, em consonância com as normas sanitárias, para minimizar risco de contágio pelo novo Coronavírus. Nessa linha, foi desenvolvida uma plataforma para monitoramento do estado de saúde de docentes, colaboradores e alunos em relação à COVID-19, que armazena respostas diariamente, além da aferição diária da temperatura corporal na entrada do Campus”, explica a médica Cláudia Vasconcellos, professora responsável pelos laboratórios e pelo Centro de Simulação Realística da UNIFASE.

 

Para o retorno seguro das atividades práticas nos laboratórios, o campus da UNIFASE recebeu nova sinalização, fixação de cartazes em todos os ambientes com dicas de segurança, totens e dispensadores com álcool em gel e tapetes higienizantes nas entradas dos seus prédios. Além disso, a instituição de ensino desenvolveu um aplicativo para monitorar as condições de saúde dos alunos, professores e colaboradores. Essa solução tecnológica também agiliza a entrada no campus da UNIFASE, uma vez que ao responder às perguntas o aplicativo gera um QrCode e pode ser lido pela equipe de saúde que recepciona as pessoas. Após adicionar as informações sobre a temperatura corporal, aferida na hora, é enviado um relatório para a Central de Monitoramento da instituição.

 

“Queremos dar o exemplo, na pandemia, de prover a comunidade de orientação segura sobre o respeito às normas de biossegurança e sobre as ações de prevenção e assistência a pacientes da COVID-19. Reorganizamos nossos serviços assistenciais de forma a oferecer uma prática segura nas diversas atividades de estágio; introduzimos novas tecnologias que permitiram a continuidade de todo o processo educacional, respeitando integralmente as orientações e determinações das autoridades sanitárias e governamentais. Com isto, já retomamos as atividades práticas de laboratório, sob forma de reposição, e colocamos, na perspectiva institucional, um segundo semestre de 2020 baseado em sistema híbrido de aulas remotas e presenciais, estas na medida da autorização legal”, ressalta Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da UNIFASE.

 

O plano de reposição das aulas nos laboratórios da UNIFASE foi implementado sob a forma de adesão voluntária, para atender às necessidades acadêmicas dos estudantes que optaram por comparecer ao campus para cumprir as atividades. Cerca de 600 alunos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Nutrição, Odontologia e Radiologia se voluntariaram. A instituição de ensino manterá as disciplinas em aberto para que os demais alunos possam complementá-las posteriormente, quando se sentirem seguros.

 

“Confesso que estava com receio de retornar às atividades, mas fiquei mais tranquila ao ver o quanto a faculdade se preparou para proporcionar segurança neste período de retorno às atividades. Eu não esperava por essas mudanças e estou me sentindo mais segura ao ver todo aparato e a disponibilidade dos professores neste período tão difícil de retorno. Pensei que teriam vários alunos nos laboratórios e fiquei surpresa ao ver que tivemos uma aula praticamente particular, com poucos estudantes no ambiente, sendo respeitada a distância adequada entre as cadeiras. É realmente muito legal ver o comprometimento da faculdade com a nossa saúde”, destaca Thaisa Dias, aluna do 7º período de Odontologia da UNIFASE.

Além das atividades essenciais no Campus e o retorno das aulas nos laboratórios, as atividades essenciais de atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde da Família, geridas pela UNIFASE, e no Ambulatório Escola permaneceram sendo realizadas em meio à pandemia, fortalecendo o sistema público de saúde do município.

 

“Este realmente é um ano atípico, que exige muitas adequações. Superamos muitos desafios para garantirmos êxito no primeiro semestre letivo. Agora, com este retorno às atividades práticas nos laboratórios, a UNIFASE se preparou cuidadosamente para receber a comunidade acadêmica, sempre pensando na saúde e no bem-estar de todos que frequentam a unidade de ensino”, explica Abílio Aranha, Coordenador Geral de Ensino da UNIFASE.


Leia também:

Nova perspectiva sobre Alergia Alimentar

Médica ressalta a importância de alguns hábitos para quem quer parar de fumar

Sarampo: uma doença possível de combater com vacinação

 


Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE