PUBLICIDADE


 

 


Os avanços nas áreas científica e tecnológica têm proporcionado muitas respostas positivas no desenvolvimento e na produção de equipamentos de última geração, com foco nas melhores práticas médicas e nos cuidados em saúde, para o tratamento adequado de diversos males que afligem a população mundial. Em evidência, o Glaucoma chama a atenção dos profissionais da área oftalmológica, uma vez que a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), deve atingir mais de 111 milhões de pessoas no mundo até 2040. 

 

Diante deste cenário, os petropolitanos podem comemorar mais uma grande conquista na área de saúde pública do município. O projeto de construção do novo Centro de Referência de Glaucoma em Petrópolis é uma parceria do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), com o Lions Clubes Internacional e a Prefeitura Municipal. O novo espaço contará com três consultórios para atendimentos completos e simultâneos de oftalmologia geral, além de salas para a realização de biometria, de campo visual, OCT e retinografia, exames complementares de alta complexidade.

 

“O glaucoma é a segunda maior causa de cegueira no mundo. Uma doença silenciosa, que não tem sintomatologia. Por isso, as ações de prevenção e detecção precoce são muito relevantes. Com esse novo espaço, contando com os equipamentos de última geração, poderemos fazer campanhas dentro das Unidades Básicas de Saúde da Família para ampliarmos os atendimentos aos pacientes que são acometidos pela doença e precisam de tratamento, além de identificarmos os que ainda não sabem que têm a doença. Dessa forma, será possível reduzir os danos e evitar que os pacientes evoluam para cegueira”, explica a oftalmologista e coordenadora da Unidade Curricular e Serviço de Oftalmologia da UNIFASE/FMP, Patrícia Pachá.

 

O sistema de atendimento será todo on-line, com prontuário eletrônico e equipamentos de exames interconectados com os computadores. Assim que o exame for realizado, ficará disponível para acesso nos computadores dos consultórios, garantindo agilidade no atendimento, além de ser um importante instrumento na formação do banco de dados dos pacientes e de conteúdo para prática de ensino nas aulas e tutoriais.

 

“Há três anos, montamos o projeto para viabilizar essa parceria de compra dos equipamentos necessários para fazer uma pesquisa populacional e trabalhar com a prevenção do Glaucoma no município de Petrópolis. Depois da tramitação com o Lions internacional, nosso projeto foi aprovado e recebeu o financiamento. Agora, estruturamos esse Centro de Glaucoma dentro do espaço do Ambulatório Escola com o intuito não apenas de realizar a pesquisa, mas de oferecer o atendimento oftalmológico diferenciado à população. Esses modernos aparelhos serão utilizados também nos atendimentos aos pacientes regulares, melhorando ainda mais a qualidade do serviço de oftalmologia. É importante destacar que este novo centro agrega ainda mais valor ao ensino acadêmico, uma vez que os estudantes de medicina participam dos atendimentos, sendo supervisionados por professores oftalmologistas”, destaca Patrícia Pachá.

 

O novo serviço será implementado no Ambulatório Escola da UNIFASE, localizado em Cascatinha. O espaço acadêmico é voltado para formação de excelência na área da saúde, direcionado ao atendimento gratuito à população, através do convênio com o SUS, dentro da perspectiva do processo ensino-aprendizagem.


“Quando começamos a elaborar o projeto, identificamos justamente a necessidade de um centro focado no Glaucoma, pois na cidade há muitos casos da doença e não há espaço adequado que ofereça atendimentos específicos, através do Sistema Único de Saúde. Então, surgiu a ideia de focarmos os nossos esforços para conseguirmos elaborar o projeto de construção deste Centro de Referência em Glaucoma no município. Essa é uma grande conquista e a realização de um sonho para todos nós, pois com os equipamentos de alta tecnologia e equipes qualificadas de atendimento, teremos a possibilidade de garantir o tratamento adequado à população que é acometida por essa doença, cuidando da visão que é um dos sentidos mais essenciais para o ser humano, garantindo qualidade de vida. E todo esse processo só foi possível pela incansável articulação do CL Mauro Carneiro Senna (Presidente do Lions Clube Petrópolis Centro AL 2018/2019) com  os Lions Clubes Petrópolis Centro, Quitandinha e Itaipava, e do grupo de trabalho coordenado por DG PMJF CL Carlos Eduardo Moreira Ramos Schaefer ( Coordenador do Projeto perante LCIF e atual Governador dos Lions Clubes do Distrito LC-1 AL 2020/2021) e Administrado pela IPDG CaL Carmen Vera Coelho de Cnop (Governadora de Distrito LC1 AL 2019/2020) bem como as parcerias feitas para entregar esse serviço para a cidade de Petrópolis”, explica CL Wilson Douglas Gualberto, assessor de projetos para LCIF ( Lions Club International Fundation) do Distrito LC-1.

 

Na parceria, o Lions Clubes Internacional garantiu recursos financeiros para aquisição de modernos equipamentos, que são utilizados no mundo para o acompanhamento e tratamento dos pacientes com glaucoma, através do projeto de subsídios equiparados, que são projetos humanitários de larga escala que respondem às necessidades não atendidas. A UNIFASE/FMP vai oferecer todo o espaço físico para realização dos atendimentos à população, com equipamentos, o custeio da equipe multidisciplinar de profissionais e o investimento nas obras de reforma e ampliação do setor de oftalmologia, e a Prefeitura Municipal de Petrópolis será responsável pelo credenciamento do serviço, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é de que as obras sejam entregues ainda neste segundo semestre de 2020.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE