PUBLICIDADE


 

 


Marco Aureh: idealizador e coordenador do Prêmio Guerra Peixe de Cultura



Cerimônia transmitida pelo YouTube
 

O Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura, criado e coordenado pelo músico, ator e diretor teatral Marco Aurêh, é uma das principais premiações culturais do estado que leva o nome de um importante compositor erudito brasileiro, o petropolitano César Guerra-Peixe. Este ano, por conta da pandemia do coronavírus, os vencedores foram conhecidos na noite de quinta-feira (22) através de uma transmissão pelo canal oficial do prêmio no YouTube. 

 

Edição 2020

Em sua 11ª edição, o Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura revelou os vendedores desta edição que teve 40 indicados. Artistas e produções culturais que mais se destacaram no ano de 2019 foram homenageados por seus trabalhos realizados em Petrópolis.

 

Jurados

O corpo de jurados foi formado por Bete Iunes (escultora e fotógrafa), Cocco Barçante (artista plástico e produtor cultural); Gabriel Saito (ator e estilista); Inês Petri (atriz, cenógrafa e produtora cultural); Luís de Mello (ator e professor); Marcelo Fernandes (escritor e professor); Nelson Kuster (jornalista e pesquisador musical); Silvia Marques (bailarina e coreógrafa) e Thiago Alves (músico, ator e compositor). Eles analisaram 40 indicados ao prêmio que se destacaram por suas atuações em 2019.

 

Vencedores

Durante a transmissão foram anunciados os vencedores de cada uma das 10 categorias. Confira os agraciados desta 11ª edição:

1. Música Popular: Nego Preto

2. Música Erudita: Orquestra de Câmara do Palácio Itaboraí

3. Teatro: Cia Plúmbea (O diário do último ato)

4. Dança: Pedrinho Alves

5. Artes Visuais: Família Bortolotti (Seu hábito muda o mundo)

6. Literatura: Sylvio Adalberto (Coração na boca)

7. Comunicação: Carolina Freitas (Petrópolis sob Lentes – matéria jornalística - blog)

8. Audiovisual: Lorran Kasesky (Rolezinho da Liberdade).

9. Produção Cultural: Lilia Olmedo

10. Categoria Especial: Um Sarau Imperial.

11. Notório Reconhecimento: Myriam Pérsia. A Categoria Notório Reconhecimento, que premia o conjunto da obra ao longo dos anos, em 2019 escolheu a atriz petropolitana Myriam Pérsia que no decorrer dos seus 85 anos de idade construiu uma carreira notável atuando em muitas novelas e filmes.


Myriam Pérsia (atriz)



Sobre o prêmio

A principal premiação cultural do interior do estado do Rio de Janeiro, foi criada em 2009. Uma iniciativa da Prefeitura de Petrópolis, através do IMCE - Instituto Municipal de Cultura e Esportes, presta homenagem a um dos maiores compositores e arranjadores brasileiros, o petropolitano César Guerra-Peixe.


Assista ao vídeo

Confira a cerimônia transmitida pelo canal oficial do Prêmio Maestro Guerra Peixe de Cultura pelo Youtube




Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE