Daniel Przybysz

Duplo bloqueio

Estudo pode colaborar com casos tratados em Petrópolis

 

Os avanços tecnológicos no segmento de saúde vêm potencializando as ferramentas já usadas para o tratamento de doenças, como o câncer de mama, distúrbio de crescimento celular que começa na mama e resulta em tumores, capazes de se espalhar por todo o corpo. A doença acende um alerta para a necessidade de cuidados em relação à saúde e o autocuidado, que é primordial na descoberta.

 

Este tipo de câncer, pode ter ligação com a genética, exposição ao hormônio do estrogênio, dentre outros fatores. A Radioterapia, uso da radiação para o tratamento da doença, é uma grande aliada no tratamento para além das cirurgias, do bloqueio hormonal e quimioterapia.

 

“A radioterapia tem papéis bem estabelecidos em vários estágios na doença do câncer de mama. Na maior parte das vezes, pode ser usada para o tratamento após uma cirurgia conservadora da mama. Em outras, o tratamento pode ser feito após a retirada da mama ou em conjunto com a quimioterapia. Em alguns casos selecionados, a radioterapia pode ser usada sozinha, para paliação ou com efeito anti-sangramento”, explica o Radio-Oncologista Daniel Przybysz, que integra o time profissionais da Radioserra - Centro Regional de Radioterapia, em Petrópolis.

 

Um recente estudo publicado pela Nature Communications revela que o bloqueio duplo de CD47 e HER2, proteínas que podem ser resistentes ao tratamento com radioterapia, já é uma realidade. Nesses casos, o tumor não corresponde aos efeitos desejados pelo tratamento, podendo ser por motivos biológicos ou não.

 

“Esse é um estudo feito em nível molecular a fim de investigar o possível beneficio em bloquear duas vias que entre si ajudam a diminuir o efeito do tratamento desejado. Se os benefícios do duplo bloqueio forem comprovados em estudos de fase III, isto é, o uso deste tipo de tratamento mostrar uma boa vantagem para os pacientes quando comparado ao que fazemos hoje, podemos dar esperanças aos pacientes em que o tratamento usual não está funcionando”, explica Przybysz.

 

A equipe do Centro Regional de Radioterapia, já acredita que o estudo pode colaborar com casos tratados em Petrópolis. Após a aprovação das agências regulatórias, em pouco tempo, a técnica já pode ser realizada na cidade.

 

Para atender os pacientes de forma plena a unidade conta com tecnologia de ponta, equipe multidisciplinar de alta qualidade com Radio-Oncologistas, Físicos Médicos, Dosimetristas, Enfermeiros Oncológicos e Técnicos qualificados, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente, antes, durante e após o tratamento, resultando no reconhecimento da RadioSerra como o Centro Regional de Radioterapia referência no tratamento do câncer na Região Serrana.

 

“O uso do duplo bloqueio envolve um time multi-disciplinar, com oncologista clínico, patologia, Radio-Oncologia, dentre outros. Tudo isso temos aqui. Precisa-se agora apenas das comprovações científicas mais relevantes e ainda aprovação dos órgãos”, pontua o médico.

 

Ao pontuar que Petrópolis é uma das cidades que poderá fazer o tratamento, o especialista está levando em consideração o fato de que a Radioserra já oferece planejamento e tratamento pautado num Moderno Sistema Computadorizado de Planejamento e de Gerenciamento e Controle de Tratamento que assegura o alcance preciso dos feixes de radiação sobre o tumor, poupando ao máximo os tecidos saudáveis ao redor do tumor, resultando em tratamentos mais seguros e mais rápidos com menor número de aplicações e maior precisão.

 

“Aqui na Radioserra temos o nosso próprio tomógrafo, de forma que podemos inserir as imagens dos pacientes no Sistema de Planejamento Computadorizado que permite que as estruturas a serem tratadas e o redor sejam visualizadas em 3 dimensões, resultando em maior precisão na entrega da dose, conforto, rapidez no planejamento e no tratamento”, pontua o Dr. Daniel.

 

A Radioserra – Centro Regional de Radioterapia fica localizada à Rua Dr. Sá Earp, 309 – Parte (25625-073) Morin – Petrópolis/ RJ e mais informações podem ser obtidas através dos telefones (24) 2246-1724 e (24) 2237-5742, no site www.radioserra.com, Facebook: @radioserraradioterapia (https://www.facebook.com/radioserraradioterapia) e Instagram @radioserraradioterapia (https://www.instagram.com/radioserraradioterapia/).

 

Serviço

Radioserra – Centro Regional de Radioterapia

A unidade conta com 02 aceleradores lineares e tecnologia de ponta, equipe multidisciplinar de alta qualidade com Radio-Oncologistas, Físicos Médicos, Dosimetristas, Enfermeiros Oncológicos e Técnicos qualificados para atendimento, proporcionando melhor qualidade de vida ao paciente, antes, durante e após o tratamento, resultando no reconhecimento da RadioSerra como o Centro Regional de Radioterapia referência no tratamento do câncer na Região Serrana.

 

Cada paciente é único, é família, é importante e por isso é tratado com o que há de melhor em termos de ciência, tecnologia e oncologia. Tudo isso de forma humanizada.

 

Planejamento e Tratamento

Moderno Sistema Computadorizado de Planejamento e de Gerenciamento e Controle de Tratamento que asseguram o alcance preciso dos feixes de radiação sobre o tumor, poupando ao máximo os tecidos saudáveis ao redor, resultando em tratamentos mais seguros e mais rápidos com menor número de aplicações e maior precisão.

 

Tomografia Computadorizada

 A inserção das imagens do paciente no Sistema de Planejamento Computadorizado permite que as estruturas a serem tratadas e ao seu redor sejam visualizadas em 3 dimensões, resultando em maior exatidão na entrega da dose, conforto, rapidez no planejamento e no tratamento

 

IMRT Dinâmico

Tratamento com feixe de intensidade modulada, com prescrição de altas doses no tumor e preservação de tecidos normais, resultando em menor toxicidades e efeitos colaterais. Tempo de tratamento mais curto e localização milimétrica do tumor em qualquer localização no corpo.

 

Radiocirurgia

Conjuntos de equipamento, acessórios e softwares que entregam grande habilidade de doses de radiação elevada no alvo certo. A precisão e o uso de imagens de ultrassom permitem a radiocirurgia de várias localidades no corpo. Tratamento não invasivo, dose única, posicionamento milimétrico do feixe, redução significativa dos efeitos colaterais. Indicações: mama, próstata, crânio, pulmão, fígado, linfonodos e ósseo.

 

Outros Tratamentos

Radiocirurgia do crânio sem procedimentos invasivos (SRS)

Radioterapia Estereotaxica Extra-Corporea (SBRT)

 

Responsável Técnico

Eduardo Fuks

Médico Radioncologista

CRM RJ 52-87632-1

 

Radioserra – Centro Regional De Radioterapia

Rua Dr. Sá Earp, 309 - Parte

25625-073 Morin – Petrópolis/ RJ

(24) 2246-1724/ (24) 2237-5742

Site: www.radioserra.com

Facebook: @radioserraradioterapia

(https://www.facebook.com/radioserraradioterapia)

Instagram: @radioserraradioterapia

(https://www.instagram.com/radioserraradioterapia/)

 



Leia também:


Outubro Rosa em Petrópolis termina com caminhada virtual


Outubro Rosa: Dia D da Doação de Sangue em Petrópolis será no sábado


Câncer de Mama: mastologista de Petrópolis reforça rotina e exames


Unimed Petrópolis promove campanha virtual de conscientização a prevenção do câncer de mama

 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem
 https://www.unimed.coop.br/web/petropolis