PUBLICIDADE


 

 


 


Um seminário online que acontecerá nesta sexta-feira (4), a partir das 9h30, vai dar início à parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Câmara Municipal de Petrópolis, para traçar o planejamento estratégico participativo para a gestão do histórico Palácio Amarelo, sede do Legislativo Municipal. O convênio, que tem um prazo de três a cinco anos para ser concluído, vai permitir a elaboração de um plano de ação para a restauração do prédio e também uma participação mais ativa da sociedade civil na sua gestão e conservação.

 

Segundo a arquiteta e professora adjunta da UERJ, Maria das Graças Ferreira, esta será uma iniciativa inédita na cidade, que quer o engajamento de toda a sociedade civil, na elaboração de um projeto estratégico participativo.

 

 “Acredito ser um modelo novo inclusive em outras cidades, que vai trazer a visão de vários segmentos da sociedade em busca da valorização de um patrimônio histórico de Petrópolis”, explicou.

 

Maria das Graças, que é a coordenadora do Projeto Estratégico Participativo do Palácio Amarelo, destaca que o projeto será dividido em três eixos ao longo desse período, e que um Núcleo de Inovação será implantado na Câmara Municipal para desenvolver as ações. Cinco professores e cinco estagiários (que serão contratados pelo Legislativo) atuarão nesse planejamento.

 

“Não serão desenvolvidas ações apenas para o aspecto físico, como o restauro, mas também o no seu aspecto social com a participação da sociedade promovendo atividades e exposições abertas ao público”, explicou. Segundo ela, "o objetivo é que todos conheçam melhor sua história e participem de um processo de restauração de um monumento da importância do Palácio Amarelo”, destacou.

 

Após a reunião desta sexta-feira, haverá um novo encontro online no sábado (5), dando continuidade aos trabalhos. Em seguida, a partir de janeiro de 2021, novos encontros estão sendo programados.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE