PUBLICIDADE


 

 

Foto Ilustrativa

Equilíbrio em tempos de pandemia
  

Associação trabalha para manter saúde mental dos pacientes

 

O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. Criado em 2014 tem como objetivo colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional — algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade. O mês  foi escolhido para abordar a saúde mental, pois em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Janeiro, portanto, é uma “página em branco”, onde pode ser reescrita uma nova história, a depender de nossas ações.

 

Para a psicóloga Aline Barbosa, os pacientes oncológicos precisam ser acompanhados de perto para que os danos emocionais não atrapalhem no tratamento contra o câncer. “O sofrimento emocional associado à doença, se ignorado, pode acarretar redução significativa na qualidade de vida do paciente oncológico a ser cuidado e de seus familiares, afetando de maneira desfavorável a adesão aos tratamentos e intervenções propostas”, alerta. 

 

Além do impacto físico que o câncer acarreta, a doença também causa grande impacto emocional. A psicóloga afirma que “um processo de adoecimento vem sempre acompanhado da sensação de ameaça à continuidade da vida, podendo ocasionar baixa autoestima, diminuição de habilidades laborativas e autocensura que ratificam estigmas”. Ela ainda diz ser comum que o diagnóstico do câncer venha desencadear reações orgânicas e emocionais, provocando sentimentos, desequilíbrios e conflitos internos, referindo principalmente o medo, incertezas e ansiedade, que podem ocorrer ao longo do caminho do paciente oncológico; e implicar na diminuição de hábitos saudáveis, além da não realização e até abandono do tratamento médico.

 

Neste cenário, aliado aos desafios que a pandemia do Coronavírus trouxe, o psicólogo trabalha em conjunto com o paciente e a família, na busca por dar novos significados à doença e melhorar sua qualidade de vida, auxiliando o paciente no enfrentamento da patologia e colaborando para diminuir emoções negativas acerca da situação atual. A psicóloga garante que esse trabalho é realizado pela APPO ao longo de todo o ano, sempre pensando em melhor qualidade de vida para os usuários da Instituição.

 (Edição: 26/01/2021)

 

--

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE