PUBLICIDADE


 

 


No dia 26 de fevereiro, às 17 horas, o Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis promove uma transmissão ao vivo em sua página do Facebook sobre “A importância do canto coral na formação humana”. A live vai ser conduzida por dois ex-alunos dos Canarinhos: o maestro e diretor-artístico da instituição, Marco Aurélio Lischt, e Michel de Souza, solista e mestre com distinção pela Royal Scottish Academy of Music.

 

Pautado por saberes que vão além do teórico e pedagógico, o Instituto, há quase 80 anos, contribui, principalmente, para a formação humana dos alunos, e é sobre isso que a live vai tratar. A transmissão acontece através da Lei Aldir Blanc, com apoio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

 

De acordo com Rose de Mello, gestora da instituição, o projeto consiste em aprender com o que a música tem a oferecer, independente da decisão de seguir nela profissionalmente ou não. “Além do bate-papo com o Michel que, inclusive, foi aluno do Lischt e hoje é solista pelo mundo, vamos inserir na live depoimentos de ex-coralistas que, quando crianças, fizeram parte dos Canarinhos e a diferença que esta formação fez e continua a fazer em suas vidas”.

 

Para Michel de Souza, reviver os tempos de Canarinho significa recordar momentos fundamentais para sua formação. “O tempo que passei no coral foi decisivo para uma das escolhas mais importantes da minha vida: a escolha da minha profissão. Aos 10 anos eu já havia decidido que seria o meu caminho profissional. Além de uma formação musical muito sólida, o respeito e o amor por essa arte nos foram ensinados desde o primeiro dia”.

 

Michel, que fez parte do programa Jette Parker na Royal Opera House Covent Garden (ROH) em Londres, recentemente fez a estreia mundial e gravação da ópera Sukanya de Ravi Shankar com a Orquestra Filarmônica de Londres e participou do concerto, gravação e transmissão pela BBC radio 3 da ópera El retablo de Maese Pedro de Manuel de Falla com a BBC National Orchestra of Wales.

(Edição 23/02/2021)

 

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE