PUBLICIDADE


 

 


Vacinação para esta faixa etária começa nesta terça-feira

Vacinação continua nesta segunda para demais públicos já cadastrados

 

A população com mais de 80 anos respondeu de imediato à convocação da Secretaria de Saúde para vacinação contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (9/03). Até a noite de domingo, 2.426 idosos da faixa etária de 80 a 84 anos foram cadastrados. As vagas para a primeira semana já foram preenchidas e o cadastro continua aberto, com os agendamentos a partir do dia 15/3. Para se vacinar o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

 

O ponto de vacinação do Centro foi a unidade mais procurada, com vagas esgotadas para a vacinação na primeira semana já no primeiro dia de cadastramento, ainda na tarde de sábado. A demanda também foi grande para o ponto de vacinação no Parque de Exposições, em Itaipava. Nos dois pontos de drive thru a vacinação acontece de segunda a sábado, das 9h às 16h, e o atendimento também é feito para quem chega a pé. Nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati, onde a vacinação acontece de segunda a sexta-feira.

 

“Nosso maior desafio, no momento, é conseguir mais doses para ampliarmos a vacinação mais rapidamente. As pessoas estão ansiosas, e nós também. A vacinação está avançando conforme a chegada de novas remessas da vacina, porque não podemos correr o risco de convocar a população para a vacinação e não ter doses suficientes para aplicar em todos os que procurarem os postos”, explicou o prefeito interino Hingo Hammes, lembrando que, além das cobranças aos governos estadual e Governo Federal, Petrópolis aderiu recentemente ao movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, com o objetivo de criar um consórcio que permita a compra direta de vacinas contra a Covid-19. “Não mediremos esforços para que Petrópolis receba mais vacinas”, afirmou.

 

A vacinação para pessoas entre 80 e 84 anos estará disponível nos quatro pontos onde já vem sendo feita a aplicação de doses para o grupo de 85 a 89 anos. Nas UBSs do Quitandinha e do Itamarati; no campus da UCP, na Rua Benjamin Constant (Centro), e no Parque de Exposições em Itaipava. Em todos os pontos a vacinação é feita das 9h às 16h.  

 

 “Estamos dando mais um passo agora para proteger a população de idosos, que é mais vulnerável à Covid-19. Mas é importante destacar que a vacinação para os pacientes acamados e para os profissionais de Saúde continua sendo realizada, assim como a aplicação da segunda dose naquelas pessoas já vacinadas”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

 

A estimativa da Secretaria de Saúde é de que pouco mais de 4.500 idosos com idade entre 80 e 84 vivam na cidade. A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Os trabalhos na cidade começaram com a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. A vacinação segue avançando, de acordo com a chegada de novas remessas da vacina. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades, e idosos com mais de 85 anos. Com a ampliação, a partir de terça, idosos com 80 anos também começam a ser vacinados. 

 

Vagas

A Secretaria de Saúde está agendando por dia a imunização de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru (Centro e Itaipava) e 100 idosos por dia em cada uma das UBSs (Quitandinha e Itamarati). Para ser vacinado, o idoso deve estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Ele deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

 

Cadastramento

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

 

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

 

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 9.9946-1161.

 

(Edição: 08/03/2021)

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE