A Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO), recebeu na tarde desta terça-feira (27), cerca de 200 kg de alimentos, doados pelo programa nutricional Mesa Brasil Sesc RJ. Os insumos foram destinados a instituições que atendem pessoas em vulnerabilidade social no município. Na Casa de Apoio, eles serão usados nas refeições que são oferecidas de forma gratuita, aos acolhidos no espaço, durante o tratamento contra o câncer.

 

Abóbora, alho poró, repolho, alface, abobrinha, agrião, acelga, cebolinha, couve, espinafre e goiaba, estão entre alguns dos itens que foram entregues nos 25 kits com legumes, frutas e hortaliças. Segundo a nutricionista Ângela Baptista, que é a responsável pela elaboração dos cardápios para os pacientes, os itens vão ser usados para a produção de receitas diárias, seguindo as restrições alimentares por conta dos tratamentos como quimio e radioterapia.

 

“Estavam todos fresquinhos e serão usados em todas as nossas refeições. Sopas, saladas, sucos, além de molhos e outras receitas, vão ser desenvolvidas. Separamos tudo e nas devidas condições de armazenamento, itens que são perecíveis, ganham maior durabilidade de conservação. Através desses alimentos, também conseguimos promover atividades que mostrem a importância de cada um deles e como podem colaborar, para maior resultado aliado ao tratamento”, explica a nutricionista.  

 

Na Região Serrana, o município de Petrópolis foi o terceiro a receber a visita do programa. As ações tiveram início na segunda quinzena de abril e começaram por Teresópolis. A Presidente Voluntária da Associação, Ana Cristina Coelho Mattos, diz que em tempos de crise, onde a arrecadação acaba sendo reduzida, receber um volume desse de alimentos vem como um verdadeiro presente.

 

“Além de todos os acolhidos que temos na casa de apoio, o que dá uma média de 20 pacientes e seus acompanhantes, de segunda a sexta-feira, também oferecemos suporte assistencial para outras pessoas que estão em tratamento, mas são de Petrópolis. Todos os meses, oferecemos cerca de 60 cestas básicas e insumos de todo o tipo, são fundamentais para continuar o nosso trabalho. Contamos muito com o apoio da população local, desde o início da pandemia e isso tem nos mantido de pé”, diz Ana Cristina.

 

As frutas, verduras e legumes, vêm de uma parceria do Sesc com produtores rurais, que fornecem os alimentos excedentes, sem aproveitamento comercial, para que sejam usados por instituições cadastradas junto ao programa. Todos são entregues em perfeitas condições de uso.

 

A APPO está aberta para doações de gêneros alimentícios, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na Rua Visconde da Penha, 72 – Centro. Empresas ou pessoas que queiram ofertar grandes quantidades, podem entrar em contato pelo telefone (24) 2242-0956 para mais informações. 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem