PUBLICIDADE


 

 

Lisa Mackey - Diretora da BR WORLD 


Lisa Mackey*

Ninguém poderia imaginar que em pleno século XXI viveríamos uma pandemia dessa magnitude. Não um, mas todos os países do mundo tiveram que traçar suas estratégias para evitar a disseminação desse vírus que já contabiliza mais de três milhões de vítimas fatais. Neste processo, com a necessidade do distanciamento social, sendo uma das principais medidas de prevenção, muitas empresas tiveram suas atividades paralisadas e outras adotaram o sistema home office.  

 

O trabalho remoto se tornou um grande desafio para os gestores, que precisaram estruturar a aproximação de suas equipes, através do ambiente virtual. Sem dúvidas, essa modalidade de trabalho será implementada por muitas corporações após esse período de pandemia. No entanto, outras empresas pensam e planejam o retorno seguro e completo de suas equipes ao ambiente de trabalho convencional.  

 

É necessário ter expertise na gestão de pessoas, principalmente, quando há tantas mudanças impostas neste período. Além de estabelecer a rotina de trabalho, é preciso que os gestores encontrem novas ferramentas, mais adequadas ao ambiente virtual e também ao retorno seguro dos colaboradores à sede empresarial, oferecendo um novo formato no ambiente de trabalho que siga os protocolos de prevenção.  

 

Nos primeiros meses da pandemia, adotamos a estrutura de trabalho em home office na BR WORLD. Todas as nossas equipes continuaram operando a distância. No entanto, como trabalhamos no ramo de crédito consignado, com planejamentos específicos que requerem atenção integral de um conjunto de setores, com a flexibilização concedida pelos órgãos competentes, estruturamos o retorno de algumas equipes. Também estabelecemos a atuação de alguns colaboradores em modelo híbrido, pensando na segurança e na produtividade de todos.



Estávamos cientes de que o retorno gradual ao ambiente de trabalho precisaria de atenção especial e adotamos um olhar mais humano para as equipes, o que fez toda a diferença. Com a flexibilização do distanciamento social e o retorno às atividades presenciais, analisamos com cautela as demandas e avaliamos o desempenho dos colaboradores. 

  

Focados em otimizar os processos da empresa como um todo, realizamos reuniões e traçamos objetivos e metas. Além disso, foi realizado o trabalho de conscientização das equipes, destacando as medidas de segurança e os protocolos que devem ser seguidos no dia a dia na empresa, como o uso obrigatório da máscara de proteção, distanciamento entre as pessoas e a importância da lavagem das mãos e do uso de álcool em gel. Todos os nossos colaboradores são devidamente orientados no dia a dia e, caso tenham alguma suspeita da doença, são direcionados ao atendimento médico e ficam em casa, respeitando a quarentena.  

 

Estamos realizando reuniões periódicas, avaliamos os feedbacks individuais e promovemos ações virtuais de integração nas datas comemorativas, além de termos um canal aberto para a comunicação entre os colaboradores da empresa e os gestores. A direção acompanha de perto o dia a dia da empresa. Os relatórios com os levantamentos das entregas, horas trabalhadas e projetos concluídos são sempre analisados. Assim, temos em mãos todas as informações sobre a produtividade e conseguimos conduzir melhor o nosso time.



Saúde mental tem sido um tópico cada vez mais discutido no mundo corporativo, pois está relacionado diretamente com a qualidade de vida de todos que atuam na empresa. Por isso, firmamos parcerias com psicólogos para facilitar o acesso dos nossos colaboradores ao processo terapêutico, sempre que sentirem necessidade de atendimento.  

 

Ao meu ver, o grande desafio dos gestores neste momento é focar na realização de treinamentos para capacitar suas equipes operacionais. Quando bem aplicado, o treinamento gera resultados e todos são beneficiados. Uma empresa séria, que adota todas as medidas de segurança e está comprometida em garantir o emprego dos seus colaboradores, oferecendo estabilidade, certamente, sairá fortalecida deste período desafiador.  

 

(*) Diretora da BR WORLD, empresa especialista em crédito consignado.



 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE