PUBLICIDADE


 

 


 


A prefeito interino Hingo Hammes assinou nesta sexta-feira (2) decreto municipal requisitando todos os leitos de UTI destinados a pacientes com Covid-19 do Hospital Clínico de Corrêas. A unidade passa a funcionar imediatamente como unidade de apoio do município no combate ao coronavírus. Com a requisição, o governo municipal passa a gerenciar os leitos, incluindo o espaço físico, a infraestrutura e os recursos humanos já contratados direta ou indiretamente pelo hospital.

 

O hospital tem, atualmente, 11 leitos de UTI pactuados com o município, que estavam bloqueados em função de questões administrativas ou da falta de insumos, além de outros que podem entrar em operação. Segundo informações da Secretaria de Saúde, dos leitos pactuados, 10 já começam a operar neste fim de semana com insumos próprios do município e outros 10 podem ser ativados com a chegada de novos materiais (já solicitados ao Governo do Estado) e reorganização e/ou contratação de equipes.

 

“Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para garantir o atendimento da população, mas precisamos que todos entendam que o momento é crítico. Estamos no pior momento da pandemia, com aumento expressivo no número de internações e de atendimentos nos pontos de apoio. Temos limitações físicas, de equipamentos, de insumos, de pessoal. Todos da área de saúde, incluindo a rede pública e privada, estão unidos para enfrentar este momento, mas é preciso que as pessoas entendam que o sistema atua com grande sobrecarga neste momento”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.

 

Secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho fez, mais uma vez, um apelo para que as pessoas só saiam de casa se for extremamente necessário. “Peço que todos que puderem fiquem em casa e não esqueçam que precisam adotar todas as medidas de prevenção, com uso de máscaras e de álcool em gel para higienização das mãos”, alertou.

 

O prefeito lembrou que o município está muito perto da capacidade de ampliação da rede. “Estamos abrindo mais leitos para garantir os atendimentos, apoiando inclusive a rede privada, mas vamos chegar a um momento em que não haverá mais para onde expandir a rede. Não haverá mais equipamentos, nem insumos, nem médicos. Já estamos, todos, hospitais públicos e privados, operando com estruturas extras”, frisou.

 

Com o desbloqueio dos leitos do Hospital Clínico de Corrêas, o município volta a contar com essa estrutura para internação de pacientes com covid-19 em estado grave. Segundo Aloisio Barbosa, além dos 10 leitos que estão sendo reativados e os outros 10 que podem ser abertos com a chegada de insumos e reforço de pessoal, há, ainda, área física suficiente para acomodar mais 20 pacientes. Não há, no entanto, equipamentos nem equipes para ativar estes leitos neste primeiro momento.

 

“O hospital ainda tem infraestrutura física para montagem de mais 20 leitos, mas, para que sejam utilizados, será preciso organizar estrutura, conseguir equipamentos e garantir mais insumos. Também vamos precisar reforçar o quadro de pessoal (especialmente médicos), tarefa que tem sido um tanto complicada em todo o Estado. Nossa maior preocupação, neste momento, é garantir a assistência necessária àqueles que precisam”, finalizou o secretário de Saúde.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE