Flávio Mirza e Patrick Molter Fonseca (foto tirada antes da pandemia)


Estudo feito pelos criminalistas está publicado na revista acadêmica americana Medwin Publishers

 

A pandemia da Covid-19 impactou e vem impactando de diversas formas todos os setores e os mais vulneráveis, como o sistema prisional do Brasil, ficaram ainda mais desprotegidos com a atual situação que vivemos. Essa questão levou o professor de Direito da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), Flávio Mirza, e seu ex-aluno do curso, Patrick Mölter Fonseca, de apenas 24 anos, a produzirem em parceria um artigo que faz uma análise sobre a questão. O trabalho Prisão em tempos de pandemia: Uma breve reflexão sobre a situação prisional durante a pandemia do Covid-19 foi publicado na revista acadêmica americana Medwin Publishers.

 

Baseado em experiências reais enfrentadas pelos dois criminalistas no dia-a-dia do escritório que atuam juntos, o estudo aborda não apenas a atual condição dos presídios do país – um problema há muitos anos já denunciado -, mas também e, especialmente, as decisões judiciais tomadas neste período pandêmico, que agrava ainda mais o sistema. O tema foi analisado pelo renomado e experiente criminalista junto com o ex-aluno e agora colega de profissão.

 

“A UCP vem formando excelentes profissionais, por sua qualidade. O Patrick foi um aluno diferenciado e demonstrou vocação acadêmica. O tema abordado assumiu importância ímpar, haja vista o momento pandêmico, cotejado com as conhecidas mazelas do sistema penitenciário”, observa o docente da UCP, Flávio Mirza.

 

A publicação é a primeira do jovem criminalista formado na UCP, que atualmente divide a prática do Direito com o professor e mentor.

 

“Ter sido convidado para co-escrever esse artigo foi uma alegria e uma grande responsabilidade também. Principalmente em se tratando de um tema tão relevante. E ousado, pois estamos indo na contramão da opinião pública, que tende a lançar ao ostracismo as pessoas encarceradas. Ao vermos tão de perto o quão crítica é a situação, não tem como não se comover. E foi essa nossa motivação para escrever a breve pesquisa. É uma grande honra assinar este primeiro trabalho ao lado de um dos meus maiores mestres, que hoje me ensina na prática. Também me sinto muito honrado pelo alcance que a revista tem, principalmente por ser internacional. É um ótimo começo”, destaca o advogado Patrick Mölter Fonseca.

 

O artigo Prisão em tempos de pandemia: Uma breve reflexão sobre a situação prisional durante a pandemia do Covid-19 pode ser conferido, por enquanto, apenas na versão em inglês no site da revista acadêmica (medwinpublishers.com) ou no site da UCP.

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem