PUBLICIDADE


 

 

Foto: Bruno Soares


Cerejeiras embelezam toda a cidade

 Mapa digital da Turispetro cataloga as flores por região

 

Por Petrópolis em Cena


Há alguns anos o Circuito das Cerejeiras faz um enorme sucesso na cidade. Petropolitanos e também visitantes ficam encantados com o espetáculo que a natureza proporciona todos os anos nos meses de julho, quando as baixas temperaturas favorecem a floração das sakuras, como são chamadas pelos japoneses. Em alguns locais, elas embelezam e dão vida aos atrativos turísticos da cidade, como é o caso do Palácio Quitandinha.


 

Roteiro das cerejeiras

Pensando em facilitar a vida daqueles que buscam seguir o roteiro das cerejeiras e aproveitar para fotografar a beleza das árvores, a Secretaria de Turismo acaba de incluir em seu site o mapa digital do circuito (www.petropolis.rj.gov.br/turispetro/circuito-das-cerejeiras), onde constam os principais pontos de visitação. O circuito foi oficialmente lançado em 2018 e inclui pontos onde estão as cerejeiras, como Quitandinha, Valparaíso, Mosela, Retiro, Araras, Centro, Corrêas, Nogueira e Itaipava.

 


Sakuras em Petrópolis

A história das sakuras em Petrópolis começou bem antes: em 1995, quando quatro agremiações nikkeis do estado, em comemoração aos 100 anos da assinatura do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, plantaram 300 mudas na cidade. Na ocasião, além do Quitandinha, também foram plantadas mudas no Museu Imperial e no Palácio Rio Negro.

A partir de 2008, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Nikkei de Petrópolis iniciou a realização do Bunka-Sai em parceria com a Prefeitura e consequemente retomou o plantio de mudas de cerejeiras na cidade, embelezando outras regiões e possibilitando a criação do circuito.

 

Foto: @marise.simoes


Período de floração

Enquanto no Japão as sakuras florescem entre o fim de março e início de abril, começo da primavera, no Brasil, a floração acontece da metade de julho até agosto. E quem pretende admirar a beleza dessas árvores precisa aproveitar o momento, já que o período de florada das cerejeiras dura geralmente 15 dias.

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE