PUBLICIDADE


 

 


 

Por Petrópolis em Cena

Quando você pensa em um profissional da área de nutrição, qual é a primeira imagem que vem à mente? Um nutricionista que atende em consultório prescrevendo dietas e alimentação balanceada para quem tem algum tipo de restrição alimentar? Sim, essa é uma das áreas de atuação mais tradicionais, mas você sabia que este profissional pode atuar em outros segmentos?

 

Os apaixonados pela área esportiva, por exemplo, podem se especializar para cuidar da alimentação de atletas profissionais e amadores. A prescrição e o acompanhamento nutricional fazem total diferença no rendimento dos competidores, sendo uma área em expansão no Brasil. O segmento busca por profissionais capacitados que destaquem a importância não apenas de os atletas atingirem seus objetivos, mas que tenham foco na saúde e na qualidade de vida. Há sete meses formado no curso de Nutrição da UNIFASE, Victor Amaral decidiu unir a prática profissional ao amor pelo esporte.

 

“Sempre tive ligação com esportes, competições de maneira geral. Durante a faculdade, percebi que na Nutrição o esportista precisa ir muito além de ser o melhor ou o campeão. A prática esportiva assídua leva muitas pessoas a treinarem até o limite físico, o que pode causar lesões, adoecimento e até mesmo desnutrição, devido à falta de nutrientes adequados e essenciais. Quando associado à nutrição, o atleta é capaz de retardar a fadiga e acelerar a recuperação muscular, fazendo com que tenha uma próxima sessão de treinamento mais intensa, de forma mais rápida, para que alcance seus objetivos de maneira eficaz, sempre com foco na prevenção de doenças e lesões. Apesar de pouco tempo formado, me sinto seguro e consciente. Ver meus pacientes atingindo seus objetivos de maneira leve, sem a necessidade de restrições absurdas, não tem preço”, frisa Victor Amaral, nutricionista formado pela UNIFASE.

 

Muitas pessoas planejam seguir carreira na área de nutrição para compor uma equipe multiprofissional de atenção à saúde dos pacientes. Por ter experiência pessoal, desde a infância, Carlos Eduardo decidiu ser nutricionista para realizar um trabalho mais personalizado no consultório. O que ele não imaginava era que no decorrer da formação acadêmica, sua trajetória seguiria para outro campo de atuação.  

 

“Desde pequeno, eu sabia que gostaria de trabalhar com alimentos, principalmente por conta da influência que tinha na minha casa. Meus pais, sempre trabalharam com comida, minha mãe, cozinheira de mão cheia, era merendeira, e meu pai, dono de lanchonete. Por ser uma criança obesa, passei por muitos profissionais de Nutrição, mas confesso que não gostava, pois, a palavra nutricionista sempre vinha aliada à ideia de restrição. Quando estava no final do ensino médio, após uma consulta, tive o estalo e decidi que queria ser um nutricionista que cuidasse das pessoas de forma responsável e preventiva”, explica o nutricionista Carlos Eduardo Cardoso, ex-aluno do curso de Nutrição da UNIFASE.



Durante o processo de formação, Carlos Eduardo foi apresentado à possibilidade de seguir carreira na área de Pesquisa. Diante da oportunidade de expandir seus horizontes profissionais, após a graduação, ele ingressou em um mestrado. Além de estar apto para atuar em consultórios, clínicas, hospitais e academias, assim que terminar o mestrado, também poderá se dedicar à área acadêmica, na formação de outros profissionais.

 

“A escolha da faculdade foi um dos momentos decisivos para ser o profissional que sou hoje, principalmente pelo olhar das oportunidades oferecidas ao longo da jornada acadêmica. Me encantei pela nutrição preventiva e de tratamento, que é capaz de melhorar e recuperar a saúde de um indivíduo, através da aplicação dos conhecimentos gerados. Entretanto, logo no primeiro período, me despertei para coisas que jamais pensei que gostaria, como ser professor. Através do programa interno de monitorias, me apaixonei ainda mais pela área da docência. Tive a oportunidade de ser monitor bolsista em 4 disciplinas dos cursos de Nutrição e Enfermagem, atuando como ponte entre o aluno/professor. Essa vivência me permitiu experimentar um novo universo dentro da Nutrição e percebi que almejava outros caminhos. Hoje, sou um profissional completamente capacitado para exercer a ciência da Nutrição e para buscar aquilo que desejo na minha profissão”, destaca Carlos Eduardo, que atualmente cursa Mestrado na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Sempre atento às constantes mudanças na área da educação, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) segue as tendências de mercado e investe na formação acadêmica de excelência. Por isso, a matriz curricular do curso de Nutrição passou por muitas alterações para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior, com a possibilidade de montagem da grade, através de créditos, e ampliou as oportunidades dos alunos no mercado de trabalho. Com o novo modelo, a UNIFASE também oferece ainda mais vagas de Estágios específicos para Ambulatório e Hospital, além do Estágio Eletivo, modalidade em que o aluno tem a possibilidade de escolher a área de atuação em que tem mais afinidade, através dos convênios da instituição.   

 

"As mudanças se pautaram em proporcionar mais conforto aos nossos alunos, com oferta de maior flexibilidade de horário, financeira e de conteúdo. No curso seriado, as disciplinas precisam caminhar sempre de forma conjunta, dentro de um mesmo período, o que muitas vezes compromete o orçamento do estudante. Então, pensamos no formato em crédito para facilitar o acesso ao ensino superior e alteramos a matriz curricular de acordo com o perfil do egresso do curso, pois muitos pensam em abrir um negócio. Assim, fazem parte da nova matriz disciplinas como Gestão de Negócios e Empreendedorismo. Além disso, a disciplina de Gestão de Carreira, no último período do curso, foi pensada exatamente para que os estudantes possam refletir sobre as inúmeras possibilidades de caminhos a serem seguidos na profissão", destaca Jamile Nogueira, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE. 


Gostou das novidades? Não perca tempo e venha fazer parte do grupo de alunos formados em uma instituição referência no ensino superior de qualidade, considerada 5 estrelas pelo Ministério da Educação. As inscrições para o vestibular da UNIFASE e outras informações podem ser obtidas através do site: www.unifase-rj.edu.br ou pelo WhatsApp: (24) 9 8865-0693.

 

 

Post a Comment

Gostou da matéria? Deixe seu comentário ou sugestão.

Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE

 


PUBLICIDADE